A Marelli, uma das principais fornecedoras de tecnologias e autopeças do setor automotivo em nível mundial, deu mais um importante passo rumo à neutralidade de carbono ao receber o selo IREC (International Renewable Energy Certificate). Esse certificado é reconhecido globalmente e emitido a empresas que utilizam energia de fontes renováveis, como solar, eólica, biomassa e hídrica.
A empresa firmou contrato com a CTG Brasil, responsável por fornecer energia limpa para cinco unidades da Marelli no País. Uma vez ao ano, as fábricas que utilizam esse tipo de energia passam por uma avaliação e, caso sigam os protocolos de sustentabilidade, conquistam o IREC. Além de comprovar a origem da energia consumida, a certificação também ratifica a redução na emissão de gases de efeito estufa.
Recentemente, a Marelli recebeu o primeiro recibo de “Consumo de Energia Elétrica 100% Renovável” referente às unidades de Contagem (MG), Lavras (MG) e Amparo (SP), que já contam com a energia limpa fornecida pela CTG. A partir do próximo ano, o contrato será estendido para as plantas de Mauá e Hortolândia, ambas em São Paulo, com vigência até 2026.
No final do ano passado, a Marelli anunciou seu compromisso de alcançar a neutralidade de carbono em suas operações até 2030, por meio de um conjunto de medidas que visam reduzir o consumo de energia, assegurar a utilização de energias renováveis e neutralizar as emissões residuais inevitáveis. Entre as ações, estão previstas a introdução de equipamentos de alta eficiência e economia de energia, além de melhoria na otimização das linhas de produção das fábricas.