Empresas buscam a GenIA para maximizar produtividade e capacitar colaboradores

Relatório da Udemy mostra principais motivos principais motivos pelas quais as empresas buscam a GenIA atualmente e identifica crescimento importante dos investimentos em 2024

Um relatório da Udemy, plataforma de aprendizado e marketplace de habilidades, reuniu de dados de mais de 17 mil clientes corporativos para mapear os investimentos das empresas no âmbito da IA Generativa.

Segundo o material intitulado ‘Tendências de Habilidades e Aprendizado Global 2025’, os principais investimentos em GenIA têm sido em suas aplicações específicas e práticas voltadas a maximizar a produtividade dos colaboradores, bem como soft skills e desenvolvimento da lideranças, com o objetivo de orientar com sucesso os funcionários.

“A IA generativa tem o potencial de oferecer ganhos expressivos de produtividade, acelerar o desenvolvimento de habilidades e impulsionar o crescimento dos negócios. Por isso, as organizações que adotarem a tecnologia e treinarem os seus funcionários no tema têm mais chances de se manterem competitivas e mais bem posicionadas para o sucesso”, diz Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina.

De acordo com o relatório da Udemy, as três principais áreas nas quais as empresas buscam a GenIA no campo do aprendizado e desenvolvimento de talentos são:

1) Desenvolvimento habilidades práticas de IA generativa, que levem a soluções aplicáveis

Se antes as organizações estavam focadas no aprendizado dos fundamentos da IA generativa, agora elas estão focadas na sua aplicação prática, com o objetivo de que as equipes implementem a tecnologia no fluxo diário de trabalho.

• O aprendizado sobre a IA generativa para a produtividade cresceu 859% em relação ao ano anterior.

• O aprendizado sobre LangChain, um framework para o desenvolvimento de aplicações, cresceu 3.949%.

• O consumo de vários cursos para certificações em IA aumentou. O aprendizado sobre o Microsoft Azure AI Engineer Associate aumentou 311%, enquanto o aprendizado sobre o Microsoft Azure AI Fundamentals aumentou 197%.

• Até o momento, os cursos sobre IA generativa na Udemy atraíram mais de 4 milhões de inscrições, com oito novas inscrições a cada minuto.

2) Soft skills também devem crescer para estimular a criatividade e a colaboração. 

Ao desenvolver tanto as soft skills quanto a habilidades de IA generativa, as empresas podem garantir que as novas tecnologias sejam combinadas com a criatividade e a inovação inerentes ao ser humano.

• As empresas buscam a GenIA por meio de investimento em habilidades como resolução de problemas (crescimento de 103%), formação de equipes (crescimento de 79%) e comunicação empresarial (crescimento de 41%). A ideia é que os funcionários usem o tempo economizado com a IA generativa em trabalhos mais estratégicos e que necessitam de habilidades humanas.

• Além de as soft skills ajudarem os profissionais a usarem a tecnologia da melhor maneira possível, elas podem solucionar falhas de comunicação, aumentar a colaboração entre equipes e promover oportunidades de mentoria num momento em que a maior parte das empresas tem pelo menos alguns dias por semana de trabalho presencial.

3) Liderar pelo exemplo melhora o papel da liderança num tempo de mudanças constantes e a forma como os funcionários percebem os líderes. 

Os líderes devem investir em aprender sobre gestão da mudança e soft skills e também sobre habilidades de IA generativa, para liderar com sucesso os funcionários na era do trabalho possibilitado pela IA.

• Fundamentos de liderança são uma das dez habilidades de negócios mais consumidas na Udemy no último ano.

• O estudo da Udemy mostra que nove em cada 10 funcionários acreditam que a sua equipe de líderes é fundamental para o sucesso das iniciativas de IA generativa, mas menos da metade (48%) acredita que os seus líderes estão prontos para comandar essas iniciativas.