A Volkswagen Kombi foi um produto que “se vendeu sozinha” durante muitos anos no Brasil, chegando mesmo a ser exportada para a Europa (Holanda) em seus últimos dias para virar um modelo camper.
Ainda presente no Top 10 de comerciais leves mais vendidos do Brasil, a Kombi reluta em deixar o mercado após 1,5 milhão de unidades vendidas e de ter ajudado a construir um país após mais de 60 anos.
Não tão perto da chegada da nova geração (ID Buzz), ainda que a “Kombi elétrica” seja citada até mesmo pela VW, a antiga ainda mora no coração de muitos fãs e entusiastas no país.
Com a maior parte de sua história conhecida, a velha Kombi ainda nos reserva alguns segredos e um deles foi revelado por Luiz Alberto Veiga em seu perfil no Instagram: @veigaluizalberto.
Para quem não lembra dele, Veiga foi um dos mais importantes designers da Volkswagen do Brasil, sendo responsável pelo designer do Gol desde o Bolinha até o mais recente, passando pela criação do Fox, do Polo Sedan, Logus, Pointer e muitos outros.
Com 40 anos de profissão na Volkswagen, Veiga deixou um legado que conquistou milhões de consumidores dentro e fora do país. Além dos muitos trabalhos conhecidos, o designer brasileiro participou de tantos outros que não vieram à luz.
Um deles foi a atualização da Kombi em seus “últimos anos”, já que o projeto divulgado por ele em sua perfil nas redes sociais é de 1997 e mostra como seria a “kombinationsfahrzeug” com duas propostas de estilo.
Numa das imagens, mesclada com os dois estilos propostos, a Kombi aparece no lado direto com faróis circulares integrados em um conjunto amendoado, lembrando o conjunto ótico do primeiro Polo, porém, com as parábolas ligadas.
Os piscas foram redesenhados, mas mantidos na parte superior com a conhecida grade da geração clipper. No para-choque, um aplique preto.
Já a outra proposta envolvia faróis retangulares com lentes suavizadas e com piscas integrados, como no Gol da época, com o logo da VW menor e num aplique preto entre os faróis, permanecendo a grade superior.
O para-choque era o mesmo da outra atualização vislumbrada, mas ambos não contemplavam o radiador frontal, que retornou à Kombi com o motor 1.4 Flex.
Por dentro, o painel da Kombi seria totalmente novo, com linhas arredondadas, cluster novo e dois porta-luvas. Note que os antigos botões permaneceram no projeto.
Veiga diz que durante toda sua carreira, o departamento de designer da VWB tentou atualizar a Kombi, mas no final ela saiu de linha por novas exigências de segurança.
Como se sabe, em 2013, a Kombi saiu do mercado devido à obrigatoriedade de airbags e ABS, o que tirou de circulação também o Gol G4.
[Fotos: Reprodução]