Deu problema na bomba de combustível do seu carro? Isso não é um bom sinal. Se não cuidar muito bem desse componente, seu carro pode te deixar na mão. E pior: você terá um alto custo na oficina.
Você já deve ter percebido que o tanque do combustível nunca está próximo ao motor. E é justamente por meio da bomba que a gasolina/etanol chega até o propulsor.
Depois da bomba levar o combustível do tanque até o carburador ou sistema de injeção, esses vão alimentar o motor. Em carros de alta potência e de competição, pode haver até duas bombas, mas normalmente encontramos apenas uma nos veículos.
Há dois tipos de bombas, a mecânica, encontrada em carros mais antigos, e a elétrica, mais moderna e que trabalha em conjunto com a injeção eletrônica.
A manutenção do sistema
Um ponto importante que muita gente ignora no dia a dia é o perigo de dirigir com o tanque na reserva. Ao fazer isso, você pode causar até a queima do motor elétrico.
As bombas elétricas usam o combustível para serem resfriadas. Com o tanque vazio, elas sofrem danos com o tempo.
O motorista também deve ter atenção aos filtros, mangueiras e abraçadeiras. Como o combustível brasileiro tem muitas impurezas, é normal que o filtro fique saturado, forçando a bomba. A manutenção preventiva desses componentes devem estar sempre no radar do motorista, seguindo as orientações do manual do proprietário.
Uma outra sugestão é a cada 15 mil quilômetros rodados fazer a inspeção do sistema de alimentação de combustível, mas, de novo, siga as recomendações do manual.
Além do que acabamos de citar, nunca coloque no seu carro gasolina adulterada ou suspeita. Combustível de má qualidade vai afetar no tempo de vida útil da bomba. Se encontrar um posto de combustível com preços muito abaixo do praticado no mercado, evite!
Sinais de problema
Com o tempo, é normal que a peça sofra um desgaste natural. Os principais sinais são perda de potência do motor e até mesmo, em último caso, a parada total do carro.
As falhas podem estar nas válvulas da peça, na queima do motor elétrico ou por defeito em algum outro componente.
Ao perceber um problema, procure um especialista, pois nem sempre é preciso trocar a bomba.