Nos casos do veículo precisar ficar muito tempo parado, é recomendado desligar a bateria ou usar carregadores portáteis para mantê-la carregada. Se estiver abastecido com gasolina, é interessante drenar todo o combustível do tanque, porque a gasolina sofre oxidação e perde suas características originais. A dica é colocar gasolina aditivada ou etanol, pois elas duram mais tempo.
E se o carro ficar mais de dois anos parado?
Se esse for o seu caso, é recomendável colocá-lo em um cavalete para não deformar os pneus. Antes de fazer isso, sugerimos deixá-los calibrados, em pressão um pouco acima da recomendada. Quando voltar a ligar o carro, ligue a bateria, encha o tanque, recalibre os pneus e troque o óleo do motor, que também se oxida e tem o prazo de validade.
E se o automóvel apresentar sinal de mau funcionamento?
Isso pode ser um sinal de combustível de má qualidade ou “batizado” em algum posto. O correto é retirar o combustível ruim e fazer a limpeza do reservatório. Mas isso deve ser feito em uma oficina especializada por questões de segurança.
Cuidado com o uso de solvente para aumentar o volume da gasolina, pois isso pode trazer danos ou até mesmo corrosão das linhas de combustível e borrachas.
E se o meu tanque ficou seco por causa de greves
A sujeira no fundo do tanque pode ter saturado o filtro de combustível. Isso inevitavelmente irá impedir o fluxo e pode danificar a bomba pelo superaquecimento, causando engasgos no motor. Se esse forem os sintomas do seu carro, seria correto procurar ajuda com um mecânico de confiança.
E quanto aos itens de borracha?
Se o seu carro ficou parado por muito tempo, preste muita atenção nos itens de borracha, como suportes, buchas, batentes, calços, coifas etc. A Mobensani, especialista na produção de itens de metal-borracha, alerta que os produtos feitos a partir dessa matéria-prima podem ser corroídos, rompidos e aparentar desgastes, causando vazamentos e contaminações que podem danificar outros componentes do veículo.