Sobre o papel do KIT DE AMORTECEDOR
COXIM
É responsável por fazer a ligação da coluna de amortecimento com a carroceria ou chassis do veículo “filtrando” partes das irregularidades do solo, garantindo conforto e precisão e ainda, por intermédio de um rolamento, permite o esterçamento da direção (por isso, a importância de se trabalhar com rolamentos originais).
BATENTE DE COMPRESSÃO
Tem como função manter a integridade dos componentes internos do amortecedor (haste e válvulas internas) e proteger a suspensão quanto a ruídos quando ocorre o fechamento total.
COIFA
Sua função é proteger a haste, retentor e guia de haste do amortecedor quanto o ataque de agentes externos como: areia, terra ou água.
Quando devem ser substituídos os KITS DE AMORTECEDOR?
- Sempre que são substituídos os amortecedores.
- Revise a cada 20 mil km o estado dos componentes do kit quanto a rupturas (coifa e coxim), esfarelamento (batente de compressão) e folgas no rolamento do coxim (ruídos). Troque imediatamente se encontrar algum dos danos descritos.
- Substitua quando houver dificuldades no acerto da geometria da suspensão ou para manter os valores ajustados.
Porque os KITS DE AMORTECEDOR devem ser substituídos?
- Para facilitar e tornar a direção mais suave e precisa.
- Para garantir um melhor acerto da geometria da suspensão, e como consequência o aumento da vida útil dos pneus, dos componentes da suspensão e direção e até ajudar a reduzir o consumo de combustível.
- Melhorar a segurança em frenagens e a performance do veículo em altas velocidades.