Entre 1974 e 1984, a Fiat produziu na Itália o sedã compacto 131, sucessor do 124 (que deu origem ao Lada 2104) e antecessor do Regatta. Ele teve uma versão de competição, o Abarth 131 Rally.
Para homenagear esse clássico italiano das pistas, o Abarth 695 Tributo 131 Rally surge agora com 695 unidades do modelo topo de linha da marca do escorpião.
Equipado com motor Fire 1.4 T-Jet de 180 cavalos e 25,5 kgfm a 3.000 rpm, o 695 Tributo 131 Rally tem transmissão manual e tração dianteira.
Com suspensão rebaixada, dotada de amortecedores Koni FSD, o Abarth 695 Tributo 131 Rally vai de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e com velocidade final de 225 km/h.
O Abarth 695 Tributo 131 Rally tem ainda freios redimensionados com pinças de alumínio Brembo de quatro pistões na dianteira e discos ventilados de 305 mm e 240 mm na traseira.
No esportivo da Abarth, há também rodas de liga leve esportiva aro 17 polegadas com acabamento diamantado.
Além disso, o sistema de escape Record Monza Sovrapposto, a evolução do icônico escapamento Record Monza, tendo quatro bocas cromadas sobrepostas com duas em cada lado.
O pequeno bólido tem aerofólio traseiro ajustável eletronicamente variando de 0° a 60°, tendo um pacote aerodinâmico que produz 42 kg de downforce a 200 km/h, o Abarth 695 Tributo 131 Rally tem grande capacidade de manobra.
Buscando se aproximar do clássico Abarth 131 Rally, Abarth 695 Tributo tem a pintura “Blue Rally” brilhante de três tons e três camadas, enquanto no interior, o esportivo apresenta easter eggs, sendo o primeiro da marca e alusivos ao 131.
Com teto preto, o Abarth 695 Tributo tem ainda cores monocromáticas “Blue Rally” e “Grigio Record”, tendo bancos Sabelt em tecido e acabamento interno em Alcantara.
O modelo faz parte de um trio composto pelos esportivos Abarth 695 Turismo, Abarth 695 Competizione e Abarth 131 Tributo Rally, altamente focados na pista.
Com dois lugares, o Abarth 695 Tributo 131 Rally é bem mais potente que o clássico, que tinha motor 2.0 aspirado de 140 cavalos.