As pastilhas de freio trabalham junto aos discos de freio em um sistema de redução de velocidade e parada do veículo. Sem elas, os discos não são nada. Estas peças abrasivas ajudam a reter o movimento do disco e também da roda e são de suma importância em um carro. Então, quanto tempo duram as pastilhas de freio?
Bem, elas são feitas de materiais abrasivos, capazes de criar uma fricção com a superfície lisa de aço dos discos, reduzindo seu movimento. Ficam presas dentro de pinças de acionamento hidráulico nos chamados “burrinhos”, que empurram as pastilhas em direção ao disco e exercem a pressão necessária para que a energia cinética se converta em energia térmica.
Em tecnologia recente, essa energia térmica ainda pode ser convertida em energia elétrica e alimentar baterias de lítio de carros híbridos, elétricos e micro-híbridos. Além do maior poder de frenagem, esse conjunto é à prova d´água e não altera as propriedades físicas das pastilhas de freio se molhadas, mas o aço do disco pode vir a empenar. Nesse caso, a falha no contato gera perda de frenagem e vibrações, ampliando o espaço de parada total do veículo. Por isso, é sempre bom manter pastilhas de freio e discos com a manutenção em dia.
Importante ter sempre em mente que os discos têm vida mais longa, então, as pastilhas de freio requerem mais atenção na manutenção e trocas em períodos mais curtos.