Carrefour dá resposta ao mercado e é destaque em semana positivo para o varejo

Confira os resultados do levantamento exclusivo do Grupo Nhm

A última semana foi marcada por boas notícias para o investidor do varejo nacional. Pela primeira vez em 2024, o INVA – índice do Grupo Nhm que mede o desempenho semanal das 27 empresas do setor listadas na bolsa – superou o Ibovespa.

O principal índice da B3, no entanto, mostrou a resiliência do atual momento da economia brasileira, ao passo que resistiu a quedas de Vale e Petrobrás, papéis relevantes para o seu desempenho, fechando o período em estabilidade.

Dentre as varejistas que mais se valorizaram no período, destacam-se o Grupo Guararapes, controladora da Riachuelo, e o Carrefour. Este último, aliás, deu uma resposta importante ao mercado no período ao divulgar um balanço que agradou ao mercado e anunciar o fechamento de 123 lojas.

Outro varejista que se destacou no período por motivos de percepção do mercado foi a Petz, após uma negociação que levou o diretor presidente Sergio Zimerman a ultrapassar o patamar de 10% envolvendo instrumentos derivativos referenciados em ações da empresa.

Já no espectro negativo do levantamento, vale a apena manter um olhar aproximado nas Lojas Americanas que – mesmo após mais uma queda substancial de dois dígitos – tem a expectativa de dias melhores após demonstrar redução operacional do prejuízo em mais de R$ 1 bi durante os três primeiros trimestres de 2023.

O INVA

INVA é o índice criado pelo grupo Nhm para medir movimentações nas ações do segmento varejista listadas em Bolsa. Sua ideia é proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao varejo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.

A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o INVA – número médio medido entre a variação das 26 empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento do varejo em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.