Clarios desenvolve a primeira bateria brasileira com tecnologia EFB geração 2

Para atender aos requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030 às montadoras, a Clarios, fabricante das baterias

Para atender aos requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030 às montadoras, a Clarios, fabricante das baterias Heliar, desenvolveu a bateria EFB Geração 2 (Enhanced Flooded Battery, em português Baterias Convencionais Melhoradas), inédita no país.

A EFB Geração 2 é uma evolução da tecnologia aplicada às baterias. As principais diferenças estão nas características construtivas. Enquanto a EFB Geração 1 é construída com uma grade estampada e uma grade expandida, na EFB Geração 2, as duas grades (a positiva e a negativa) são mais espessas e ambas estampadas por meio da tecnologia PowerFrame, patenteada pela Clarios.

Outro avanço da EFB Geração 2 é a maior robustez do material ativo, em razão do acréscimo de aditivos especiais otimizados. Soma-se a isso, a aplicação de lã de vidro com alta durabilidade. Todos esses atributos implicam em maior número de ciclos de carga e descarga, maior velocidade de recarga, alta resistência à corrosão e, por consequência, maior durabilidade da bateria, sendo muito benéficos para veículos que necessitam trabalhar continuamente e se submetem a temperaturas mais altas.

Dentre as vantagens do novo modelo construtivo estão: maior estabilidade dimensional, ou seja, menor risco de curto-circuito ou perfuração devido à não existência de arames expostos, maior leveza em termos de peso e melhor eficiência energética.

Por enquanto, a nova bateria não está disponível no aftermarket sendo restrita ao segmento OE (Original Equipment). A Clarios foi a primeira empresa do País a desenvolver, a produzir e a fornecer baterias EFB para montadoras e sai na frente, mais uma vez, agora com as baterias de EFB Geração 2.