Quando chegou ao Brasil em 2011, o Renault Duster foi o primeiro a tentar desbancar o Ford EcoSport no segmento de SUVs compactos. Conseguiu em 2012, todavia essa estratégia começou a perder espaço conforme o segmento foi recebendo mais espaço e transformações, o hábito dos motoristas mudaram e eles começaram a admirar os SUVs. O Honda HR-V, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e outros começaram a ser os principais concorrentes.
Pensando sempre em trazer novidades, a Renault do Brasil apresentou a nova linha do Renault Duster 2023. O modelo, que tem uma história de mais de 10 anos de sucesso no mercado brasileiro, chega com uma grande novidade: a ampliação da gama de versões com a adoção do novo motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, utilizado no Captur. O SUV ainda mantém a opção do motor 1.6 SCe flex e novo câmbio automático CVT XTRONIC de oito marchas.
A transmissão continua a mesma, automática do tipo CVT, tanto no Duster, quanto no Captur. Segundo a Renault, o novo Duster turbo faz de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h. Em consumo, ele marca 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com etanol, já com gasolina nas mesmas condições ele faz 13,9 km/l e 16,1 km/l.
De acordo com a Renault, o turbo TCe 1.3 flex é um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos países. Produzido na Espanha, o propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020. Todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
Como principais características do motor turbo TCe 1.3 flex, a Renault afirma que são:
Turbocompressor: trabalha com a pressão máxima de 1.4 bar controlada com precisão pela wastegate comandada eletronicamente, que proporciona o torque máximo a 1.600 rpm. Com essa tecnologia, o motor ganha em agilidade, para responder melhor às variações de pressão na admissão.
Cabeçote em formato delta: essa construção permite um tamanho mais compacto reduzindo massa, centro de gravidade mais baixo e auxiliando no controle térmico do motor. O coletor de escape integrado ao cabeçote proporciona uma melhor resposta do turbo, otimizando a curva de torque.
Comando de válvulas: o duplo eixo do comando de válvulas no cabeçote tem temporização variável das válvulas de admissão e escape, comandada eletronicamente, permitindo variação contínua dos ângulos de abertura e fechamento das válvulas, garantindo assim melhor performance e menor consumo em qualquer rotação. Além disso, o comando tem balancins roletados, que proporcionam redução de atrito.
Bronzinas polímero-metálicas: aplicação de tratamento superficial de polímero para redução de atrito no sistema virabrequim-mancais e aumento da durabilidade.
Injeção direta de combustível: a adoção de injetores centrais com pressão de 250 bar, com design desenvolvido para o etanol (vazão, direção e tamanho de jato), com seis furos por injetor, garante uma maior atomização do combustível, proporcionando maior torque e potência.
Sonda lambda proporcional: analisa qualitativamente os gases, o que permite controle mais preciso da qualidade da combustão, assegurando a melhor performance em qualquer situação e de maneira mais rápida.
O motor 1.6 SCe também recebeu atualização na calibração para atender à nova fase das normas de emissões, mas manteve os valores de potência (120 cv) e torque (16,2 kgfm) máximos. De acordo com a montadora francesa, o consumo do Duster 2023 1.6 está 3,9% menor. O câmbio pode ser manual de cinco marchas (versão Zen) ou CVT de seis marchas (Zen, Intense e Iconic).
DESIGN
O SUV traz também, como novidades, a adoção de moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto, nas versões Intense e Iconic. Além disso, as versões Iconic, 1.6 e turbo TCe 1.3 flex passam a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série, assim mantendo suas características que foram aplicadas em sua segunda geração. O Duster tem design com linhas musculosas, que transmitem imponência e robustez, dianteira marcante, faróis com a assinatura luminosa característica da gama Renault e luzes diurnas de LED em formato de “C”. O desenho aerodinâmico e sua linha de cintura elevada também são destaques para o modelo.
O Duster 2023 traz novo acabamento na cor preta para a moldura frontal, retrovisores e barras de teto nas versões Intense e Iconic. A topo de linha (disponível com motor 1.6 ou 1.3) também recebe de série molduras ao redor das caixas de roda e bancos em couro sintético. O modelo mantém ainda suas características-chave de robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road.
Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno.
Na versão de entrada Zen 1.6 manual traz direção elétrica, ar-condicionado, luz diurna de LED, airbags duplos, vidros elétricos nas quatro portas, banco do motorista com regulagem de altura, rádio com MP3 e Bluetooth, start-stop e banco traseiro bipartido. Central multimídia, faróis de neblina e rodas 16” de liga leve são opcionais.
VERSÕES
● Zen Manual E CVT;
● Intense CVT;
● Iconic CVT;
● Iconic turbo CVT.