A Geely está crescendo a cada dia e agora ficará um pouco maior com a aquisição de 34,02% da Renault Korea Motors, a antiga Renault Samsung.
O acordo firmado em janeiro para produção conjunta de carros híbridos agora foi sacramentado e aguarda liberação das autoridades para efeito legal.
A ideia da Geely é vender não só híbridos, mas também carros comuns a gasolina com baixo consumo de combustível no mercado coreano, fazendo assim pressão sobre Hyundai e Kia, que dominam o país.
Produzidos em Busan, sede da Renault Korea Motors, os novos carros em conjunto com a Geely sairão das linhas em 2024.
Os novos carros serão feitos sobre a plataforma modular CMA, a mesma dos Volvo C40 e XC40 vendidos aqui no Brasil.
As duas empresas visam ainda exportar a partir de Busan e a Renault se beneficiará com uma nova gama de produtos compartilhados com a Geely, corroborando para o “plano de Renaulution”.
O novo acordo entre Renault e Geely, por ora, está limitado à Coreia do Sul, mas pode ser estendido para outras regiões, em especial à China.
Por aqui, seria uma opção para a Volvo ter seus carros feitos em São José dos Pinhais, caso as vendas alcancem níveis que exijam uma produção local.
Como se sabe, a Renault tem quatro plantas na Grande Curitiba e poderia ceder parte delas para montagem em CKD de carros da sueca como XC40, por exemplo.
Obviamente isso tudo é hipotético, mas seria interessante ver não só caminhões e ônibus da Volvo saindo do Paraná, mas também automóveis.
Desde que mudou sua estratégia no país, a Volvo vem se concentrando na importação de carros, inicialmente de todas as motorizações, mas agora apenas eletrificados.
Já a Geely foi inicialmente importada pelo grupo Gandini, mas ficou pela estrada. Não há planos para retomar sua importação, enquanto as rivais chinesas BYD e Great Wall reforçam sua presença por aqui.