Cubo de Roda dianteiro: Dicas de montagem e desmontagem

Em tese, esse componente, quando produzido em aço forjado, deveria durar toda a vida útil do veículo. Entretanto, existem alguns fatores que podem comprometer sua durabilidade como, por exemplo, o desgaste prematuro e a quebra.

Em tese, esse componente, quando produzido em aço forjado, deveria durar toda a vida útil do veículo. Entretanto, existem alguns fatores que podem comprometer sua durabilidade como, por exemplo, o desgaste prematuro e a quebra.

Além disso, os rolamentos são peças fundamentais que impactam diretamente na eficiência, dirigibilidade e segurança do veículo. Dessa forma, a manutenção preventiva dos rolamentos e cubos de roda devem ser realizadas periodicamente para assegurar o bom desempenho e a segurança de todos os passageiros do veículo.

Troca

Primeiramente, vale mencionar que a substituição desse componente deve seguir algumas etapas básicas e conhecidas pela grande maioria dos mecânicos. Porém, iremos dar algumas dicas que irão ajudar a realizar esse processo com assertividade e garantir a durabilidade e alto desempenho do veículo e da peça.

Empenamento das estrias

A desmontagem é uma etapa muito importante, é preciso atenção pois esse é o momento chave do processo, onde realizaremos o correto diagnóstico. Sendo assim, aconselhamos verificar as estrias ao desmontar o cubo da homocinética. Caso elas estejam empenadas, você poderá ter problemas na hora da montagem.

Neste caso, forçar o encaixe não é a melhor saída. Essa operação causa danos irreversíveis na estria do componente novo. Dessa forma, aconselhamos a troca da homocinética.

Torque

Verifique SEMPRE o manual da montadora para garantir que os detalhes técnicos sejam seguidos corretamente antes de seguir com a montagem. Confira alguns desses detalhes:

  • Torque apropriado para os parafusos.
  • Dimensão dos parafusos.
  • Os parafusos possuem torque e medida específicos de acordo com cada veículo. Sendo assim, negligenciar o torque correto pode comprometer o componente e seu desempenho.

Contudo, aconselhamos a utilização de ferramenta adequada como o torquímetro. E lembre-se: ferramenta não é gasto, é investimento.

Rolamentos e Cubos de roda com ABS

Neste tipo de rolamento, utilizados no eixo dianteiro do veículo, existem placas de vedação para evitar o vazamento de graxa e contaminação.

Tais vedações são incorporadas a uma placa magnética, que age como fonte de informações para o gerenciamento das velocidades das rodas de veículos com freio ABS. Sendo assim, os aplicadores/mecânicos devem ter muito cuidado na hora de realizar a troca do cubo de roda dianteiro, pois eles são mais sensíveis e passíveis a danos. Entretanto, grande parte das falhas prematuras nesse componente são ocasionadas pelo manuseio incorreto em seu processo de montagem ou pelo contato direto da placa com campos magnéticos como, por exemplo, imãs.

Desgaste prematuro

Existem algumas situações que podem ocasionar o desgaste prematuro do cubo de roda e reduzir sua vida útil. Fique atento e evite dores de cabeça. Confira abaixo algumas dessas situações:

  • Rodar com rodas e pneus do veículo com medidas diferentes da original de fábrica.
  • Transportar carga excessiva e acima do recomendado.
  • Trafegar por regiões alagadas.
  • Pancadas fortes das rodas em buracos e meio fio.
  • Excesso de torque.

Por fim, vale ressaltar a importância da manutenção preventiva do cubo de roda a cada 20.000 km. Assim, você evitará problemas e aumentará a vida útil da peça.