DHL Supply Chain fortalece modelo colaborativo para distribuição eficiente de peças automotivas no Brasil

DHL Supply Chain impulsiona parceria estratégica para otimizar distribuição de peças automotivas no Brasil

DHL Supply Chain e o Modelo Colaborativo para Distribuição de Peças Automotivas

  • A empresa já atende nove montadoras, movimentando mais de 2 milhões de toneladas de peças mensalmente, com cerca de mil pontos de entrega e mais de 500 concessionárias atendidas.
  • O modelo colaborativo, ao compartilhar recursos como transporte, equipe e tecnologia, oferece maior escala, eficiência e prazos de entrega reduzidos.
  • Além disso, proporciona um melhor nível de serviço às concessionárias e seus clientes, com visibilidade online completa de todo o processo.

A DHL Supply Chain consolidou no Brasil um modelo colaborativo para a distribuição de peças de reposição automotiva (aftermarket). Atuando com nove grandes montadoras líderes de mercado, a empresa movimenta mais de 2 milhões de toneladas de peças por mês, entregues em cerca de mil pontos em todo o país, incluindo mais de 500 concessionárias.

Ao compartilhar equipes, tecnologias e a malha de distribuição por meio de um operador especializado — que garante também a confidencialidade das informações — este modelo proporciona ganhos significativos em escala, eficiência e redução dos prazos de entrega, aspectos essenciais para a qualidade do atendimento pós-venda. Nos últimos dois anos, o volume de carga movimentada nessa área cresceu 166%.

“Por sua dimensão, o mercado automotivo tradicionalmente verticalizava suas operações logísticas, mas a experiência no aftermarket demonstra as vantagens da terceirização. Além da tecnologia e equipes especializadas, há uma grande sinergia na malha de distribuição, já que muitas entregas ocorrem em endereços próximos ou vizinhos, permitindo o compartilhamento de veículos, redução de custos e menor impacto ambiental. Também há ganhos na utilização de pontos de transbordo e na consolidação de cargas aéreas para longas distâncias”, explica Ricardo Guidi, Vice-presidente do Setor Automotivo da DHL Supply Chain.

De forma geral, a DHL também gerencia o armazenamento das peças, aplicando boas práticas como posicionamento inteligente no estoque — incluindo o uso de Inteligência Artificial para previsão de demanda — cartonização (agrupamento de itens do mesmo pedido) e suporte de um especialista em embalagens para desenvolvimento e melhorias contínuas. No transporte, opera modais rodoviário e aéreo. Além da redução de impacto ambiental pela malha compartilhada, a operadora oferece entregas com zero emissões no last mile, utilizando veículos elétricos e movidos a GNV para transferências entre plantas e hubs.

O modelo colaborativo traz ainda vantagens importantes no nível de serviço, pois a DHL oferece visibilidade completa das entregas não apenas para as montadoras, mas também para as concessionárias, por meio do sistema DHL MySupplyChain. A empresa também possibilita entregas expressas especiais para eventos, reparos emergenciais ou testes de influenciadores digitais, por exemplo. Como resultado, o índice médio de performance supera 98%, com baixo número de avarias e retornos.

“Criamos uma nova experiência para concessionárias e parceiros na logística de peças de reposição. Agora, além de se comunicarem com as montadoras, podem falar diretamente conosco e acompanhar online o status do pedido. Realizamos visitas e pesquisas de satisfação para garantir uma experiência de excelência. Nosso objetivo final é tornar o reparo de veículos mais ágil, colaborando com a satisfação do cliente final”, conclui Ricardo Guidi.

DHL Supply Chain fortalece modelo colaborativo para distribuição eficiente de peças automotivas no Brasil