- A empresa já atende nove montadoras, movimentando mais de 2 milhões de toneladas de peças mensalmente, com cerca de mil pontos de entrega e mais de 500 concessionárias atendidas.
- O modelo colaborativo, ao compartilhar recursos como transporte, equipe e tecnologia, oferece maior escala, eficiência e prazos de entrega reduzidos.
- Além disso, proporciona um melhor nível de serviço às concessionárias e seus clientes, com visibilidade online completa de todo o processo.
A DHL Supply Chain consolidou no Brasil um modelo colaborativo para a distribuição de peças de reposição automotiva (aftermarket). Atuando com nove grandes montadoras líderes de mercado, a empresa movimenta mais de 2 milhões de toneladas de peças por mês, entregues em cerca de mil pontos em todo o país, incluindo mais de 500 concessionárias.
Ao compartilhar equipes, tecnologias e a malha de distribuição por meio de um operador especializado — que garante também a confidencialidade das informações — este modelo proporciona ganhos significativos em escala, eficiência e redução dos prazos de entrega, aspectos essenciais para a qualidade do atendimento pós-venda. Nos últimos dois anos, o volume de carga movimentada nessa área cresceu 166%.
“Por sua dimensão, o mercado automotivo tradicionalmente verticalizava suas operações logísticas, mas a experiência no aftermarket demonstra as vantagens da terceirização. Além da tecnologia e equipes especializadas, há uma grande sinergia na malha de distribuição, já que muitas entregas ocorrem em endereços próximos ou vizinhos, permitindo o compartilhamento de veículos, redução de custos e menor impacto ambiental. Também há ganhos na utilização de pontos de transbordo e na consolidação de cargas aéreas para longas distâncias”, explica Ricardo Guidi, Vice-presidente do Setor Automotivo da DHL Supply Chain.
De forma geral, a DHL também gerencia o armazenamento das peças, aplicando boas práticas como posicionamento inteligente no estoque — incluindo o uso de Inteligência Artificial para previsão de demanda — cartonização (agrupamento de itens do mesmo pedido) e suporte de um especialista em embalagens para desenvolvimento e melhorias contínuas. No transporte, opera modais rodoviário e aéreo. Além da redução de impacto ambiental pela malha compartilhada, a operadora oferece entregas com zero emissões no last mile, utilizando veículos elétricos e movidos a GNV para transferências entre plantas e hubs.
O modelo colaborativo traz ainda vantagens importantes no nível de serviço, pois a DHL oferece visibilidade completa das entregas não apenas para as montadoras, mas também para as concessionárias, por meio do sistema DHL MySupplyChain. A empresa também possibilita entregas expressas especiais para eventos, reparos emergenciais ou testes de influenciadores digitais, por exemplo. Como resultado, o índice médio de performance supera 98%, com baixo número de avarias e retornos.
“Criamos uma nova experiência para concessionárias e parceiros na logística de peças de reposição. Agora, além de se comunicarem com as montadoras, podem falar diretamente conosco e acompanhar online o status do pedido. Realizamos visitas e pesquisas de satisfação para garantir uma experiência de excelência. Nosso objetivo final é tornar o reparo de veículos mais ágil, colaborando com a satisfação do cliente final”, conclui Ricardo Guidi.
