Você já se perguntou porque alguns modelos de sistema de arrefecimento têm no reservatório de expansão o tubo de retorno e a mangueira inferior e outros modelos não? Tais sistemas são chamados de Sistema ATIVO e Sistema SEMIATIVO.
Como funciona o Sistema ATIVO
Primeiramente, vamos entender o funcionamento do reservatório de expansão ATIVO. Assim que ligamos o motor do veículo, a bomba d´água entra em funcionamento bombeando o líquido de arrefecimento. Com isso, tal ação cria pressão no sistema fazendo com que o liquido circule e, no caso da engenharia do sistema ativo, o tubo de retorno fica posicionado em um desses pontos: radiador, cavalete d’agua e carcaça da válvula termostática, ligados pela mangueira ao reservatório de expansão.
Entretanto, vamos explicar uma ação muito interessante nesse tipo de sistema. Assim que o motor entrar em funcionamento e o reservatório é destampado, o liquido não transbordará, pois o volume não subirá o nível e a circulação será contínua.
Como funciona o Sistema SEMI-ATIVO
Assim que ligamos o motor do veículo, a bomba d´água entra em funcionamento bombeando o líquido de arrefecimento.
Com isso, tal ação cria pressão no sistema fazendo com que o liquido circule e, no caso do sistema semiativo, NÃO existe a tubulação de retorno que envia o liquido constantemente para o reservatório de expansão.
Após atingir a temperatura de trabalho, o liquido expande vencendo a pressão pré-definida da tampa. Assim, o líquido é enviado para o reservatório elevando o seu nível e após o veículo ser desligado, o líquido retorna ao reservatório sendo aspirado.
Por fim, esses dois tipos de sistema efetuam a troca térmica com total eficiência, porém atuam de formas diferentes e cabe a montadora definir qual engenharia aplicar em seus veículos.