Faça uma viagem tranquila com essas dicas da Heliar

Para fazer uma viagem mais segura e não correr o risco de ficar com o carro parado, é necessário checar alguns itens no veículo antes de sair.

Para fazer uma viagem mais segura e não correr o risco de ficar com o carro parado, é necessário checar alguns itens no veículo antes de sair. Além de revisar o estado do óleo, fluídos, filtro de ar, pneus, protetor de parabrisas, dispositivos de sinalização e iluminação, também é tomar alguns cuidados com a bateria.

  1. O primeiro passo é se atentar para o estado atual da bateria instalada no carro.
  2. Verifique se existe qualquer tipo de terminal que geram força a partir da reação química do ácidosulfúrico, jato do ar ou contato.
  3. Cheque se a bateria está bem presa aos terminais dos polos.
  4. Caso a bateria possua indicador de carga, observe qual é a indicação do nível da carga.
  5. Cheque o sistema de carga do carro em uma Loja de Baterias com equipamento de descarga. Isso te ajuda a avaliar se a bateria está “prestes a morrer” ou se está apta para a viagem.
  6. Caso seja necessário trocar a bateria, opte por uma substituição que apresente a mesma capacidade de C20 (tempo de descarga 20 horas) ou maior, nunca menor.

Carro parado também exige cuidado

Ainda que o viajante não utilize o carro para fazer todo o até o destino, também deve ter atenção. Mesmo sem uso, os sistemas elétricos como o computador de bordo e o relógio podem carregar a bateria lentamente, o que significa que o carro pode não dar partida se ficar parado por muito tempo.

Se o veículo precisa ficar parado por mais de 21 dias, uma alternativa é desconectar a bateria, tendo ciência de que isso redefinirá todos os sistemas eletrônicos e configurações do veículo, portanto, é bom estar preparado para reajustar o item e demais itens.

Para desconectar a bateria, basta remover o cabo da porta negativa. Ao realizar esse procedimento, não deixe as limitações negativas e o cabo se tome em circunstância positiva. Se os cabos entrarem em contato, podem haver consequências, incluindo danos ao alternador ou até mesmo nos cabos.