A Honda mostrou nos EUA a primeira imagem do Prologue, uma proposta de crossover elétrico da marca japonesa com a plataforma Ultium da General Motors.
Trata-se de uma renderização do que será o crossover real, um produto que colocará a Honda no mercado de carros elétricos norte-americano.
Desenvolvido pelo Honda Design Studio, em Los Angeles, o Prologue será um utilitário esportivo elétrico aparentemente sem detalhes compartilhados com os carros da GM.
A essência do produto da Honda será o pacote de baterias Ultium e os propulsores, além é claro dos componentes que regem o funcionamento do sistema.
Mamadou Diallo, vice-presidente de vendas de automóveis da American Honda Motor Co. Ltd, disse:
“Anunciamos um plano há dois anos, posicionado como uma estratégia inteligente, para co-desenvolver um veículo elétrico com a GM. O resultado não é apenas um processo mais eficiente, mas um novo veículo com ótima aparência, o Honda Prologue”.
Com produção esperada para 2024, a Honda Prologue terá um nome comercial diferente e fará parte de um time de carros elétricos que chegará a 30 membros até 2030.
Isso inclui não só a associação com a GM, mas também os modelos desenvolvidos na China com as sócias Dongfeng e Guangzhou Auto.
Na Honda, a plataforma do Prologue é chamada Honda e:Architecture e deve ser compartilhada com outros produtos futuros, que chegarão até 2027.
A partir dessa data, a Honda fará modelos mais baratos com as baterias Ultium, buscando ampliar as vendas de elétricos após o ponto de virada do mercado mundial.
Mesmo usando DNA da GM, a produção do Honda Prologue deve acontecer em plantas da própria marca, tal como no caso da Ford com a Volkswagen, lembrando da base MEB.
Ainda que tenha 30 modelos elétricos previstos até o fim da década, a Honda é conhecida por se posicionar contra esse tipo de carro como solução única para o futuro.
Ela defende a hibridização e também o hidrogênio como combustível do futuro.