Sai Renault e entra JAC? Pois é, segundo fontes russas, consultadas pela Reuters, a ressuscitada marca Moskvich pode ter carros com “DNA” da marca chinesa.
A informação é de que a Kamaz, montadora russa de caminhões, estaria mantendo conversas com a chinesa JAC Motors para esta fornecer plataforma para os futuros carros da marca moscovita.
A Kamaz tem na JAC Motors uma parceira no segmento de caminhões e agora quer estender o negócio também para os carros, mas para alimentar a Moskvich.
Design, engenharia e produção seriam as áreas prioritárias no apoio técnico da JAC para resgatar a marca russa e também reativar a produção na antiga fábrica da Renault, abandonada pela empresa recentemente.
Resgatada do esquecimento pela prefeitura de Moscou, a Moskvich ocupará o lugar da Renault e assim garantir a manutenção dos empregos na planta.
Por lá, comenta-se que a produção será retomada no último trimestre de 2022, mas ainda não se sabe como, uma vez que a Renault desligou-se e com ela seus fornecedores.
Até agora, 400 empresas do setor automotivo deixaram a Rússia, largando para trás fábricas paralisadas também pela falta de componentes importados.
Para a Moskvich, produzir um novo carro como o JAC T40, por exemplo, demandará um enorme esforço em tempo muito curto.
Isso porque existe ainda o maquinário usado para fazer Logan e Sandero, assim como Arkana e Duster.
Pelo que se sabe, este último será feito pela AvtoVAZ, cujo controle agora está nas mãos de um ex-ministro russo.
Assim, parte do maquinário deve ser transferido para Tolyatti, mas a questão das peças e componentes importados continua.
De volta à Moskvich, aparentemente o negócio não deve gerar problemas diplomáticos da Rússia com a China.
O motivo é que a JAC, como grupo, tem 50% das ações nas mãos da Volkswagen, que também saiu da Rússia.
[Fonte: Reuters via ANE]