Showroom avança, venda direta recua e veículos eletrificados continuam em alta
Na primeira quinzena de julho de 2025, foram registrados 93.868 emplacamentos, representando uma leve queda de 3,4% em relação ao mesmo período de 2024 e retração de 3,2% comparado à quinzena anterior. O mercado se mantém estável, sem sinais claros de aceleração, com oscilações entre os canais de varejo e venda direta. No acumulado do ano, o total chega a 1.223.013 unidades, 4,3% acima do mesmo intervalo de 2024 (1.172.902).
Showroom cresce, enquanto venda direta desacelera devido à sazonalidade
O destaque foi o crescimento do canal showroom, que registrou 54.360 unidades, alta de 18,6% em relação à quinzena anterior. Essa recuperação indica uma reação do varejo tradicional, que estava em baixa desde o início do ano. Apesar disso, no acumulado do ano, o showroom ainda apresenta queda de 2,1% (661.224 unidades contra 675.560 em 2024).
Por outro lado, a venda direta caiu significativamente, com 39.508 unidades, uma redução de 22,8% em relação a junho e 4,2% frente a julho de 2024. Essa queda está associada à sazonalidade típica de julho, com férias escolares, menor movimentação de grandes compradores e ajustes logísticos. A participação da venda direta na quinzena diminuiu para 42,1%, enquanto o showroom atingiu 57,9%. No entanto, a venda direta acumula alta de 13% no ano, com 561.789 unidades contra 497.342 em 2024.
Participação por montadora
Destaques positivos:
- Toyota: crescimento de 0,8 pontos percentuais (de 7,7% para 8,5%)
- BYD: aumento de 0,4 p.p. (de 3,4% para 3,8%)
- Jeep: avanço de 0,3 p.p. (de 4,1% para 4,4%)
Marcas que perderam participação relevante:
- Volkswagen (VW): queda de 2,1 p.p. (de 19,9% para 17,8%)
- Hyundai: diminuição de 2,0 p.p. (de 9,7% para 7,7%)
- Honda: redução de 0,7 p.p. (de 4,3% para 3,6%)
Essas variações refletem estratégias específicas envolvendo promoções, lançamentos de novos modelos e ajustes no mix de produção.
São Paulo retoma liderança regional
No recorte estadual, São Paulo voltou a liderar os emplacamentos da quinzena, com 25,4% de participação, ultrapassando Minas Gerais (16,6%), que vinha se destacando nos últimos meses devido à forte presença da venda direta. Paraná (6,7%) e Santa Catarina (5,5%) completam o ranking.
Veículos eletrificados crescem 43% na quinzena e mantêm trajetória positiva
Os veículos eletrificados continuam em expansão, com 9.768 unidades emplacadas na quinzena, um aumento de 9,9% em relação a junho e 43,2% comparado a julho de 2024 (6.268 unidades).
A divisão por tipo de propulsão na quinzena de julho foi:
- BEV (100% elétrico): 3.197 unidades (32,7%)
- PHEV (híbrido plug-in): 2.747 unidades (28,1%)
- MHEV (híbrido leve): 2.329 unidades (23,8%)
- HEV (híbrido convencional): 1.495 unidades (15,3%)
Modelos mais vendidos por categoria:
- BEV: BYD Dolphin Mini – 1.075 unidades (33,6%)
- PHEV: GWM Haval H6 – 765 unidades (27,9%)
- MHEV: Fiat Fastback – 990 unidades (42,5%)
- HEV: GWM Haval H6 – 423 unidades (28,3%)
Marcas chinesas continuam em crescimento
As montadoras chinesas mantêm trajetória positiva, com participação conjunta que subiu de 7,2% em junho para 8,4% em julho, impulsionada pelo forte desempenho da BYD e GWM no segmento de eletrificados.
Decreto 12.549: efeitos ainda em análise
O setor acompanha atentamente os desdobramentos do Decreto nº 12.549, que institui o programa Carro Sustentável e o novo modelo de IPI Verde. O programa já está tecnicamente em vigor e poderá ser adotado pelas montadoras assim que estas atenderem aos critérios exigidos.
O IPI Verde entrará em vigor em 3 de novembro, primeiro dia útil do quarto mês após a publicação do decreto. Os efeitos práticos dessas medidas ainda estão sendo avaliados e deverão ser comunicados oficialmente ainda nesta semana pelas entidades do setor e órgãos competentes.