Perto do fim, Fiesta e Focus são suspensos na Europa

O fim para Fiesta e Focus está perto na Europa, com a dupla de modelos da Ford com mais ou menos um ano de vida pela frente ainda, porém, muitos consumidores podem ficar a ver navios se esperam aproveitar as últimas unidades.

Segundo o site alemão Automobilwoche, a Ford suspendeu as vendas dos modelos Fiesta e Focus em toda a Europa, por conta da falta de peças e semicondutores nas linhas de produção.

A prioridade no momento é atender os pedidos nas filas de espera, que chegam a 12 meses e, neste caso, a produção só atenderá essa encomendas no período.

Isso significa que, se não houver desistências, ninguém mais poderá comprar Fiesta e Focus na Europa, uma vez que rumores apontam para o fim da produção da dupla entre fins de 2023 e início de 2024.

No caso do Focus, falam que este poderia ir até 2025, pelo menos, mas como a Ford é uma caixa de surpresas, o fim precoce da dupla pode ocorrer.

O termômetro para se medir isso é a chegada dos crossovers elétricos em sintonia com a plataforma modular MEB da Volkswagen, que deverão até fechar uma das fábricas da Ford na Alemanha.

Pelo que diz Markus Thal, chefe do conselho de trabalhadores da fábrica, os pedidos atualmente em processamento serão provavelmente entregues na primavera de 2023.

Isso ainda daria alguns meses de produção e vendas para os dois modelos, mas a capacidade de produção em Saarlouis será reduzida este ano para 117.000 unidades ante 195.000 planejadas.

Com ajustes, pode chegar a 143.000 no período, o que ainda pode empurrar a linha para mais perto de 2024.

Como já foi falado, os alemães temem o fechamento de Saarlouis, pois, a Ford não tem programação de produção para 2025 em diante, após o fim do Focus, já confirmado.

Enquanto isso, Colônia deverá fazer os dois crossovers elétricos no lugar do Fiesta.

[Fonte: Automobilwoche via Auto News Europe]