Pirelli lança pneus que freiam melhor, reduzem consumo e evitam furos

A Pirelli apresentou na última quinta-feira (21) quatro novidades em sua linha de pneus. Na gama de produtos, a empresa lançou os novos Scorpion, Scorpion HR e Cinturato P7. Os pneus trazem novidades no desenho da banda de rodagem e outras melhorias, que, segundo a fabricante, contribuem para melhorar o consumo de combustível, reduzir a distância de frenagem e aumentar a durabilidade dos compostos.

A Pirelli apresentou na última quinta-feira (21) quatro novidades em sua linha de pneus. Na gama de produtos, a empresa lançou os novos Scorpion, Scorpion HR e Cinturato P7. Os pneus trazem novidades no desenho da banda de rodagem e outras melhorias, que, segundo a fabricante, contribuem para melhorar o consumo de combustível, reduzir a distância de frenagem e aumentar a durabilidade dos compostos.

“O lançamento desses pneus é resultado de evoluções constantes que nossos times de pesquisa e desenvolvimento vêm fazendo, tornando nossos pneus ainda mais tecnológicos, eficientes e capazes de entregar ainda mais segurança e sustentabilidade para o consumidor”, afirmou Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América Latina.

Mais seguros e silenciosos

O novo Scorpion (que é projetado para SUVs e crossovers com uso 100% em asfalto) traz sulcos longitudinais mais largos para dificultar a ocorrência de aquaplanagem.

Além disso, os blocos da banda de rodagem também foram redesenhados para reduzir o nível de ruido no atrito com o solo. Outra preocupação da fabricante está na economia de combustível, que chega a até 4%, segundo Roberto Falkenstein, diretor de desenvolvimento e planejamento da Pirelli para a América Latina.

Os compostos Cinturato P7 (cujo uso é 100% asfalto) também nasceram com foco no menor consumo de combustível e maior eficiência de frenagem, mas são aplicados nos segmentos de médio e alto desempenho.

As arestas da banda de rodagem foram suavizadas, melhorando o design e “criando uma área de contato mais homogênea com o solo para reduzir a distância de frenagem”, nas palavras da fabricante. O desempenho do Cinturato P7 também foi aprimorado em piso molhado, sobretudo em condições de frenagem e para evitar aquaplanagens.

Já os pneus Scorpion HT foram concebidos para uso em 70% asfalto e 30% off-road. Desenvolvidos com foco em SUVs e picapes, eles ganharam faixa com maior área de contato central na banda de rodagem.

Entre suas peculiaridades, a Pirelli diz que os “blocos da banda de rodagem favorecem a autolimpeza, deixando os sulcos sempre limpos e garantindo tração”. A carcaça do pneu também é preparada para absorver impactos oriundos de buracos na rua ou obstáculos nas estradas off-road.

Todos os produtos já estão homologados e em uso por várias fabricantes, como Volkswagen, Volvo e Fiat. Os pneus também estão em fase final de homologação para produtos que estreiam apenas em 2022.

Segundo a Pirelli, a estreia dos pneus será essencial para que mais de 70% de seus produtos tenham nota acima de “A” ou “B” no programa de etiquetagem aplicado na Europa até 2025. Atualmente, o percentual dos produtos com estas notas é de 39%.

Contra Furos

A Pirelli também apresentou a tecnologia Seal Inside, que, como o nome sugere, protege o pneu de perfurações de até 5 mm.

A tecnologia funciona por meio de um composto selante injetado no próprio pneu durante sua fabricação. Assim que o objeto perfura a banda de rodagem, essa substância age em volta do prego para criar uma espécie de camada protetora que impede o vazamento de ar.

A empresa diz que a novidade previne até 85% dos acidentes causados por perda de pressão dos pneus. A tecnologia estreia no mercado até o segundo trimestre de 2022 e terá 20 medidas dos aros 16 a 19.