Na aplicação de veículos da linha premium e mais modernos, o painel do veículo fala! Isso mesmo, o painel de instrumentos avisa quando há a necessidade de manutenção, por prazo de dias ou de quilometragem.
Manutenção com o professor e mecânico Scopino
Primeiro, é preciso elevar o veículo pelo seu eixo traseiro utilizando o macaco jacaré e cavaletes de segurança compatíveis. Ou então com a ajuda do elevador pelas laterais. Depois, é só remover as rodas traseiras e analisar o sistema de freio traseiro quanto à:
- Espessura das pastilhas e dos discos de freio traseiros, nesta aplicação, no mínimo 18mm.
- Desmontagem das pastilhas, recuando os êmbolos, sempre abrindo o sangrador e recolhendo o fluido de freio em recipiente adequado.
- Remover os discos de freio e já analisar as lonas (microssapatas) do sistema de freio de estacionamento.
- Fazer uma limpeza dos cubos por meio de lixamento.
- Montar os novos discos Hipper Freios e já efetuar o ajuste mecânico das lonas (microssapatas).
- Montar as novas pastilhas e sensores de desgaste.
Feito isto, basta fazer a nova sangria do sistema de freio completo, montar e torquear as rodas para depois baixar o veículo.
Para o teste, é bom executar a rodagem em local seguro e com pouco movimento de veículos. Lembrando que todo disco de freio da Hipper Freios possui a retífica cruzada Hipper Grinding, que permite um rápido assentamento do novo disco.
Por fim, é importante aferir a programação do painel de instrumentos com um equipamento de diagnóstico.
Comentários de reparador para reparador
Para você amigo reparador e amiga reparadora, a valorização da mão de obra é fundamental, e executar os serviços com peça de qualidade é melhor ainda. Neste caso, a troca de discos de freio é no sistema traseiro, onde a correta aplicação é feita com a limpeza do cubo e preparação das lonas, já que neste modelo o sistema traseiro é do tipo disco e tambor em uma única peça.
Sistemas de disco no freio de serviço e de tambor são como sistema de freio de estacionamento mecânico e, após a montagem do sistema, é sempre uma boa ideia efetuar o teste de rodagem e assentamento do sistema.
A programação do computador de bordo é na verdade um módulo de controle de manutenção com acesso direto pelo condutor do veículo. Portanto, valorize a mão de obra, sempre!
HF937
18 mm de espessura mínima
Hipper Grinding