Procedimento: Troca de discos de freio traseiro da BMW 320i

Na aplicação de veículos da linha premium e mais modernos, o painel do veículo fala!

Na aplicação de veículos da linha premium e mais modernos, o painel do veículo fala! Isso mesmo, o painel de instrumentos avisa quando há a necessidade de manutenção, por prazo de dias ou de quilometragem.

Manutenção com o professor e mecânico Scopino

Primeiro, é preciso elevar o veículo pelo seu eixo traseiro utilizando o macaco jacaré e cavaletes de segurança compatíveis. Ou então com a ajuda do elevador pelas laterais. Depois, é só remover as rodas traseiras e analisar o sistema de freio traseiro quanto à:

  • Espessura das pastilhas e dos discos de freio traseiros, nesta aplicação, no mínimo 18mm.
  • Desmontagem das pastilhas, recuando os êmbolos, sempre abrindo o sangrador e recolhendo o fluido de freio em recipiente adequado.
  • Remover os discos de freio e já analisar as lonas (microssapatas) do sistema de freio de estacionamento.
  • Fazer uma limpeza dos cubos por meio de lixamento.
  • Montar os novos discos Hipper Freios e já efetuar o ajuste mecânico das lonas (microssapatas).
  • Montar as novas pastilhas e sensores de desgaste.

Feito isto, basta fazer a nova sangria do sistema de freio completo, montar e torquear as rodas para depois baixar o veículo.

Para o teste, é bom executar a rodagem em local seguro e com pouco movimento de veículos. Lembrando que todo disco de freio da Hipper Freios possui a retífica cruzada Hipper Grinding, que permite um rápido assentamento do novo disco.

Por fim, é importante aferir a programação do painel de instrumentos com um equipamento de diagnóstico.

Comentários de reparador para reparador

Para você amigo reparador e amiga reparadora, a valorização da mão de obra é fundamental, e executar os serviços com peça de qualidade é melhor ainda. Neste caso, a troca de discos de freio é no sistema traseiro, onde a correta aplicação é feita com a limpeza do cubo e preparação das lonas, já que neste modelo o sistema traseiro é do tipo disco e tambor em uma única peça.

Sistemas de disco no freio de serviço e de tambor são como sistema de freio de estacionamento mecânico e, após a montagem do sistema, é sempre uma boa ideia efetuar o teste de rodagem e assentamento do sistema.

A programação do computador de bordo é na verdade um módulo de controle de manutenção com acesso direto pelo condutor do veículo. Portanto, valorize a mão de obra, sempre!

HF937
18 mm de espessura mínima
Hipper Grinding