A Citroën planeja um sucessor para o C3 Aircross nacional, que saiu de linha há pouco mais de dois anos. O projeto faz parte do programa C-Cubed, que visa três produtos para mercados emergentes.
Contudo, pode ser que estes produtos não sejam exclusivamente para estas regiões, pelo menos em estilo.
Na França, já se espera pelo Novo Citroën C3 Aircross e uma projeção da revista L´Auto Journal mostra como pode aparecer esse utilitário esportivo compacto.
Pela descrição da capa, o Novo C3 Aircross terá tanto motores a combustão quanto 100% elétricos.
Feito sobre a plataforma modular CMP, o Novo C3 Aircross deverá aparecer com motor elétrico de 136 cavalos e 26,5 kgfm, além de baterias de lítio de 50 kWh.
No visual, a projeção mostra o próximo Aircross com estilo inspirado na atualização do C5 Aircross com luzes diurnas em LED em dois filetes, que se unem ao acabamento do duplo chevron.
A frente ainda mantém os faróis separados, como no Novo Citroën C3 brasileiro, que chega em breve ao mercado nacional.
Com colunas A retas e linhas marcantes sobre as rodas, o Novo C3 Aircross proposto aparentemente manterá o porte ao atual, em torno de 4,15 m de comprimento.
Aqui no Brasil, ele pode assumir esse mesmo tamanho, focando em ser um produto de custo mais baixo, mas com estilo, conforme a mais recente estratégia da Stellantis, ainda dos tempos de PSA.
Isso significa que o Novo Aircross brasileiro terá motorização 1.3 Firefly e possivelmente 1.0 Turbo, abandonando assim o velho 1.6 EC5M, que adiante sairá de linha, dada a idade.
Com o Novo Aircross, pelo menos aqui, a Citroën poderá emplacar um crossover maior do porte do Jeep Compass ou um sedã estiloso, provavelmente de inspiração cupê.
Na Europa, o Novo C3 Aircross deve receber o motor 1.2 Turbo com até 130 ou 155 cavalos, uma opção diesel no máximo e versões hibridizadas, talvez até com o novo 1.5 Firefly Turbo.
[Projeção: L´Auto Journal via Cochespias]