Saiba como funciona o sistema de arrefecimento do veículo

Enquanto o líquido de arrefecimento não atinge a sua temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática impede seu fluxo para o radiador.

A bomba força a circulação do líquido de arrefecimento pelo sistema. Enquanto o líquido de arrefecimento não atinge a sua temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática impede seu fluxo para o radiador.

Quando a temperatura do líquido de arrefecimento atingir a sua faixa definida como normal, entre 80 a 90ºC, parte do fluxo é direcionada pela válvula termostática, para o radiador. Quando a temperatura se aproximar do limite máximo (95 ºC), todo fluxo do líquido de

arrefecimento é direcionado pela válvula termostática, para o radiador.

Quando a temperatura do líquido de arrefecimento aumenta, o seu volume e a pressão também aumentam. As válvulas localizadas na tampa do reservatório de expansão são responsáveis pelo controle da pressão do sistema.

O Objetivo do Sistema é operar sob pressão aumentando o ponto de ebulição evitando danos ao motor.