Que o sistema de freio é um dos mais importantes do carro em relação à segurança, não há a menor dúvida. Quem trabalha em uma oficina precisa ter bastante conhecimento técnico para conseguir diagnosticar problemas no sistema e oferecer o melhor serviço em caso de manutenção ou troca.
O disco de freio é uma parte que merece destaque. O sistema de freios a disco é composto por vários componentes e peças, como pastilhas, pedal de acionamento, tambores, discos e pinça, que juntos fazem o carro parar.
Nos carros brasileiros, é mais comum que o disco de freio esteja localizado nas rodas dianteiras, enquanto nas traseiras se encontra o sistema de tambor.
Ao acionar o pedal do freio, a pressão hidráulica aciona um sistema que faz com que o atrito das pastilhas com a superfície do disco (montada junto ao cubo da roda) cause a força que vai reduzir a velocidade do veículo.
Quanto maior for a superfície do disco de freio, mais eficiência ele terá.
No mercado, há diferentes tipos de discos, confira a seguir.
PERFURADOS
É mais leve do que os outros. Seus furos ajudam a tornar mais eficiente o resfriamento do conjunto. Em dias de chuva (e neve), os furos auxiliam a drenar a água mais rapidamente, fazendo com que o contato da pastilha com o disco seja mais eficiente. É um tipo de disco que é mais resistente à fadiga, por isso bastante usado em carros esportivos.
SÓLIDOS
De menor custo, o disco de freio sólido tem menor custo e é mais utilizado no sistema dianteiro de veículos antigos ou nos modelos novos mais compactos, além dos eixos traseiros de carros maiores, como SUVs.
VENTILADOS
Por ter dois discos sólidos e unidos, mais finos e com um espaço entre eles, o ar passa pelo interior do conjunto, aumentando sua capacidade de refrigeração. É usado em modelos de veículos mais potentes e nos eixos traseiros de carros esportivos.
Do que são feitos os discos?
O material mais comum dos discos de freio é o ferro, mas há no mercado produtos feitos com cerâmica e aço alto carbono, apesar de esses serem utilizados em sistemas mais modernos de frenagens.
Quando trocar o disco de freio?
Ao dirigir, você vai perceber alguns sinais de que está na hora de mandar o carro para uma revisão para checar o sistema de freios.
- Trepidação na hora de frear.
- Barulhos ao frear.
- Dificuldades na hora de frear.
- Pedal mais duro ou frouxo.