Tão surpreso quanto você, ficaram os concessionários da Volkswagen nos EUA diante do anúncio da marca Scout para reviver um clássico do passado americano.
O grupo alemão anunciou a criação de uma nova marca, a Scout, para vender nos states uma picape e um SUV elétricos como rivais de modelos como GMC Hummer, Ford Bronco e Jeep Wrangler.
Para a rede VW, o anúncio foi surpresa e alguns não gostaram da iniciativa sem consulta dos 650 revendedores da marca no país.
Em seu comunicado, a VW disse que criará uma empresa com gestão independente dentro do grupo, para vender os veículos Scout.
A informação que chegou aos revendedores é de que a marca Scout será independente e seus produtos não poderão ser revendidos pela rede VW.
Para alguns, a novidade preocupa, uma vez que Herbert Diess, presidente da VW, é muito próximo de Elon Musk e enaltece a atuação da Tesla no mercado de carros elétricos.
Eles temem que Diess adote a mesma política da Tesla, eliminando as vendas através de concessionários e focando somente no online.
Ainda assim, a VW não disse como atuará no mercado americano com a Scout, que pelo visto não carregará o nome International, adquirido através da fusão da Traton com a Navistar.
Scout provavelmente será marca e não um modelo em específico, talvez gerando nomes ou designações numéricas para seus dois produtos.
Sabe-se que a partir de 2023, os primeiros conceitos e protótipos deverão aparecer ao público americano.
Contudo, a produção só ocorrerá em 2026, em local ainda desconhecido. Chattanooga é a única planta da VW (grupo) nos EUA.
Com US$ 1 bilhão na conta, segundo o Wall Street Journal, a Scout terá a missão de ajudar a VW a alcançar 10% do mercado americano até 2030.
No momento, nenhum executivo foi nomeado para a empresa Scout e nem mesmo outros detalhes sobre o negócio foram revelados.
[Fonte: Auto News]