Sensores de pressão são diferencial no mercado de pós-venda

A MS Motorservice International GmbH alargou seu portfólio de produtos com sensores de pressão diferencial.

A MS Motorservice International GmbH alargou seu portfólio de produtos com sensores de pressão diferencial. Para além de sondas lambda e sensores da temperatura do gás de escape, esse é o terceiro grupo de produtos inovador na área de sensores de gases de escape que a especialista em peças de reposição comercializa com a comprovada qualidade Pierburg. Com os 19 artigos atualmente disponíveis, já é possível cobrir uma frota automotiva mundial de quase 90 milhões de veículos − e o portfólio está sendo continuamente ampliado.

Enquanto que alguns sensores de pressão diferencial dos fabricantes de veículos apenas estão disponíveis como módulo completo com outros componentes, como p. ex. mangueiras ou suportes, os sensores da Motorservice podem ser encomendados separadamente como componente individual. Isso tem a vantagem de não exigir a substituição do módulo completo em caso de falha – o que é ecológico e econômico.

A função

A aplicação mais frequente de sensores de pressão diferencial é a determinação do estado de carregamento do filtro de partícula diesel. Estes sensores também servem para determinar se, por exemplo, o filtro de ar ou o radiador EGR estão entupidos ou obstruídos. Para tanto, o sensor geralmente mede a diferença de pressão antes e depois do componente – e, com isso, a perda de pressão que o mesmo produz. Ocasionalmente também é medida a diferença de pressão em relação à pressão ambiente.Devido às normas sobre gases de escape mais rigorosas, sensores de pressão diferencial são cada vez mais integrados também nos filtros de partículas de gasolina de veículos a gasolina.

O sensor é composto por duas câmaras que são separadas entre si por um elemento piezoelétrico. Ele reage sensivelmente à pressão e converte a diferença de pressão em valores mensuráveis eletricamente. Se o sensor tiver um defeito, pode acontecer que, por exemplo, o estado de carregamento do filtro de partículas não possa ser determinado. Em consequência disso, o mesmo não regenera e será irreversivelmente danificado. No pior dos casos, além de perdas de potência e de uma onerosa troca do filtro de partículas, essa situação também pode provocar danos em outros componentes no coletor de escape.