Supermercados Dia prepara venda de operação no Brasil

Com dívidas na casa de R$ 1 bilhão, grupo de supermercados Dia tomou a decisão de deixar o país em definitivo

Por Lucas Torres, 3/06, às 12:05

[email protected]

Não demorou muito para que a solicitação de recuperação judicia do grupo de supermercados Dia, realizada na segunda quinzena de março e ocorrida logo após um processo de reestruturação que resultou no fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição, ganhasse proporções ainda maiores.

Nos últimos dias, a gestora MAM Asset, do Banco Master, facilitou a criação de um fundo para que um dos clientes da rede espanhola clientes adquirisse a operação no país.

O grupo comprometeu-se a investir 39 milhões de euros em benefício dos supermercados Dia no Brasil como parte da transação. No entanto, não ficou claro como será a operação do grupo no país daqui para frente. Segundo comunicado, a conclusão do negócio depende da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos, que são os credores da empresa.

Desde sua chegada ao Brasil em 2001, o Grupo Dia realizou grandes investimentos no país, mas não obteve o retorno esperado. Por isso, decidiu concentrar suas operações na Espanha e Argentina, onde atualmente possui uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade.

Com dívidas de cerca de R$ 1 bilhão, o Dia Brasil vinha tentando estabilizar a operação após resultados negativos persistentes no país – movimento este que foi interrompido, embora ainda restem à rede um portfólio de 240 unidades, entre varejos próprios e franqueados, todas localizadas no estado de São Paulo.