Trazemos até você dicas para fidelização do cliente na oficina mecânica

Antes de pensar em fidelizar o cliente, busque entender quem é o seu público-alvo e responda às perguntas que trazemos aqui.

Antes de pensar em fidelizar o cliente, busque entender quem é o seu público-alvo e responda às perguntas que trazemos aqui, a fim de que possa estar mais seguro sobre as maneiras de conquistar a confiança daquele que só vai querer comprar de você!

Para quem vou vender? Onde vou vender? Como vou vender?

Mais do que um serviço ou uma mercadoria, você precisa vender características essenciais para o consumidor: idoneidade, confiança, garantia de bom atendimento etc. E para isso é necessário saber quais são os valores importantes para esses consumidores. A partir daí, pense em estratégias para garantir um atendimento diferenciado.

Como conquistar credibilidade?

É importante lembrar que a atitude antes, durante e depois da venda é essencial para garantir que o cliente volte. A principal dica é ser transparente na hora de passar o orçamento – além de oferecer explicações detalhadas sobre o procedimento a ser realizado.

Fale de maneira clara e pausada para atingir a total compreensão de quem está ouvindo e evite informações vazias (a famosa enrolação ou “encher linguiça”), preferindo as informações concretas e objetivas. Palavras rebuscadas não são necessárias e podem te atrapalhar, por issom, opte por um vocabulário mais simples. Avalie também se o prazo de entrega é viável, evite passar datas impossíveis e, se houver algum imprevisto, avise imediatamente.

Capacitação é um diferencial

Invista em capacitação profissional. É muito frequente que o clientes busquem informação antes de contratar um serviço ou adquirir um produto. Quando se trata de veículo, isso não é diferente. Por esse motivo, é fundamental que o profissional esteja cada vez mais preparado para realizar o procedimento correto e oferecer as explicações necessárias.

A especialização em determinadas áreas também é uma tendência a ser explorada. Esta qualificação não serve apenas para o mecânico, mas também para o balconista e até mesmo o proprietário.

Invista em estrutura

Crie um espaço aconchegante para seus clientes. Sabemos que muitas vezes é difícil transformar a oficina mecânica num ambiente receptivo, mas é possível montar áreas que passem essa sensação.

Uma dica é ter uma sala de recepção ou de espera. Se tiver possibilidade, adicione elementos familiares como sofás, quadros ou um cantinho do café. Espaço para crianças também é muito bem-visto por quem está sempre acompanhado dos pequenos.

Programas de fidelidade

Estes modelos de estratégia funcionam muito bem para oficinas:

  • Cartões de fidelidade do tipo “compre 5 e ganhe 1”.
  • Gratuidade na terceira revisão/troca de óleo.
  • Cupons de desconto.

Além destes, os bons e velhos brindes ainda são muito populares, como chaveiros, aromatizantes, saquinhos de lixo para carro, adesivos etc. Muitos fabricantes oferecem esses apetrechos e você pode até solicitar às suas marcas parceiras.

Superando expectativas

Uma dica para tornar ainda melhor o relacionamento com os clientes é presenteá-los com serviços adicionais gratuitos. Aqui estão algumas sugestões que se mostram efetivas:

  • Agendamento de horário.
  • Serviço em domicílio ou trabalho do cliente.
  • Compra de produtos exclusivamente para o cliente.
  • Lavagem de carro e troca de óleo.
  • “Leva e traz” o carro do cliente.