
Você sabe a importância dos fluídos do veículo? E que a falta de manutenção pode causar um problemão em todo sistema de arrefecimento e motor?
Pois é parceiros, e existem diversos fluídos a serem verificados, vamos listar alguns deles:
- Reservatório de água: mantenha sempre cheio, para não ser pego de surpresa ao precisar limpar o para-brisa;
- Reservatório do radiador: possui as marcações “mínimo” e “máximo” e a quantidade do líquido deve estar entre as duas. Caso esteja abaixo, o indicado é utilizar água desmineralizada e aditivo, de acordo com a orientação da montadora.
- Fluido do freio: deve ser sempre checado nas revisões periódicas. Caso esteja abaixo do nível indicado, deve-se verificar o sistema de freio e procurar um mecânico.
- Óleo do câmbio: boa parte das transmissões, atualmente, já conta com óleo cuja vida útil é a mesma do câmbio. Ainda assim, é necessário a checagem nas revisões periódicas.
- Óleo do motor: fique atento se está utilizando óleo sintético, semissintético ou mineral. Para cada tipo, há uma recomendação específica de troca, dependendo da quilometragem ou tempo de uso.
A manutenção preventiva de todos esses fluidos e lubrificantes são essenciais para uma vida útil prolongada dos componentes, e devem ser feitas anualmente. Fique atento!
#fluidos #oficina #carros #mecanica #mecanico #oficinamecanica #troca #manutencao