- O BYD Dolphin é o hatch seminovo com maior liquidez em vendas via OLX entre janeiro e julho.
- A nova edição do Radar Autos apresenta indicadores de preferência no mercado automotivo, além de dados de venda e procura registrados na plataforma OLX.
Cerca de 8 em cada 10 paulistas consideram adquirir um carro elétrico futuramente como alternativa de mobilidade. É o que revela a nova edição do Radar Autos, relatório elaborado pelo Data OLX Autos, que traz indicadores de consumo do setor e da plataforma.
Segundo pesquisa realizada pela OLX com consumidores familiarizados com plataformas digitais automotivas e com experiência recente ou intenção futura de compra/venda de veículos, 6% dos entrevistados já possuem um carro elétrico. Somando esse percentual aos 77% que consideram adquirir um, o interesse total por veículos 100% elétricos atinge 83%.
A atração pelos híbridos é ainda maior, chegando a 91% entre os que consideram comprar (70%) e os que já possuem (21%).

“Esta edição do Radar Autos mostra um consumidor mais consciente e diversificado em suas escolhas. Enquanto 83% demonstram interesse em veículos elétricos, 91% consideram os híbridos, indicando uma transição gradual e consistente. Além disso, o fato de 6 em cada 10 optarem por seminovos reforça a importância da nossa plataforma como termômetro das tendências automotivas no país”, destaca Flávio Passos, vice-presidente de Autos do Grupo OLX.
Os principais motivadores para a compra de veículos elétricos ou híbridos são o menor custo de abastecimento e a redução na emissão de poluentes, ambos citados por 61% dos entrevistados. O motor silencioso aparece como o terceiro atributo mais valorizado, com 39% das respostas.
Principais motivos para a compra de carro elétrico/híbrido

Compra e forma de pagamento de veículos em São Paulo
Nos últimos 12 meses, cerca de 60% dos entrevistados adquiriram um veículo seminovo ou usado, enquanto 39% compraram um zero quilômetro.
Quase 30% pagaram até R$ 50.000 pelo veículo, e a faixa entre R$ 50.000,01 e R$ 100.000 foi a mais citada, com 37% das menções.

O pagamento à vista foi a forma preferida por 55% dos entrevistados, seguido pelo financiamento parcial (34%) e financiamento total (13%).

Tempo médio para compra de automóvel
A pesquisa indica que aproximadamente 7 em cada 10 pessoas levaram entre 1 e 3 meses para concluir a compra do veículo desejado.

Preferência por tipo de carroceria
Entre os entrevistados, 45% adquiriram sedãs, 32% SUVs e 22% hatchbacks nos últimos 12 meses.

Carro por assinatura
Quase 40% dos entrevistados consideram adquirir um carro por assinatura, sendo que a maioria pretende pagar até R$ 2.000 por mês pelo serviço.

Os principais motivos para optar pelo carro por assinatura são: não se preocupar com manutenção (52%), inclusão de serviços como revisão, seguro e IPVA (48%) e a possibilidade de trocar o veículo com maior frequência (48%).
Marcas com mais vendas pela OLX
Entre janeiro e julho, a Chevrolet lidera as vendas na plataforma, seguida por Volkswagen e Fiat, respectivamente.

Modelos com maior liquidez em vendas
O estudo do Data OLX Autos destaca o BYD Dolphin como o hatch com maior liquidez na faixa de 0 a 3 anos. Na faixa de 4 a 8 anos, o Toyota Etios lidera.

Entre os sedãs, o Chery Arrizo é líder na faixa de 0 a 3 anos, enquanto o Volkswagen Voyage domina na faixa de 4 a 8 anos.

Na categoria SUVs, o Volkswagen Nivus se destaca entre veículos de 0 a 3 anos, e o Hyundai Creta lidera na faixa de 4 a 8 anos.

Modelos mais vendidos por região
O Ford Fiesta 2014 lidera vendas nas regiões Sudeste e Sul entre janeiro e julho na OLX. O Fiat Uno 2012 é o mais vendido no Centro-Oeste, o Chevrolet Onix 2019 destaca-se no Norte, e o Toyota Corolla 2023 no Nordeste.

Destaques regionais na OLX
A edição também consolida dados de procura nas cinco regiões do Brasil. SUVs dominam entre veículos de 0 a 3 anos em todas as regiões. “Após a pandemia, as montadoras ampliaram o portfólio de SUVs por serem mais lucrativos, reduzindo hatchs e sedãs. Essa é uma tendência global”, explica Flávio Passos.
No Centro-Oeste, o Volkswagen Gol 2010 foi o modelo mais buscado, com 8,9% de participação. A Volkswagen lidera as pesquisas com 29,9%, e entre os carros com 13 anos ou mais, hatches representam 38,4% das buscas.

No Nordeste, o Chevrolet Onix 2020 tem 8,2% de share nas buscas, com a Chevrolet como marca favorita (25,7%). Os hatches representam 41,2% nas buscas de carros com 13 anos ou mais.

No Norte, o Onix 2020 lidera com 8,8% de participação, e a Chevrolet é a marca mais buscada (26,5%). Hatches predominam entre veículos com 13 anos ou mais, com 37,1%.

No Sudeste, o Honda Civic 2008 foi o carro mais procurado, com 9% de participação. Volkswagen lidera marcas com 27,4%, e hatches somam 39,9% entre veículos com mais de 13 anos.

No Sul, o Honda Civic 2008 também lidera as buscas, com 7,4%, e a Volkswagen é a marca mais pesquisada com 31,7%. Hatches representam 34% das buscas entre carros com 13 anos ou mais.
