O Gol 98 foi o quarto ano/modelo do hatch compacto da Volkswagen, tendo recebido um propulsor adicional, assim como também teve mudanças na composição das versões.
Esse modelo também manteve as origens do projeto BX, como motor e câmbio numa estrutura longitudinal, mas com carroceria mais larga.
Isso, contudo, fez com que a coluna de direção ficasse deslocado, assim como os assentos, porém, os pedais ficaram fixos.
No Gol 98, a gama de motores era ampla com seis opções e isso tornava o líder de mercado um produto com gama bem abrangente para atender o maior número de perfis de clientes.
O Gol perdeu também versão importante e já se preparava para uma mudança de geração, ou melhor, atualização visual.
Gol 98 – detalhes
O Gol 98 adicionou o motor 1.0 16V na versão Plus, sendo esse um propulsor que foi polêmico,pois, as avarias apresentadas levaram o mercado a mudar.
O quão importante era o Gol que chegou a mover uma indústria quase que completamente sozinho, visto Fiat e GM terem também motores de 16V, mas o problema era na Volkswagen.
Após isso, o mercado mergulhou na era dos motores 8V, da qual só recentemente alguns fabricantes conseguiram se livrar. Até hoje a Fiat ainda se sustenta com esse tipo de propulsor.
Com 70 cavalos e 9,4 kgfm, o Gol Plus 1.0 16V não foi a única novidade, tendo a versão GLi 1.6 Mi, assim como GLS 2.0 Mi no lugar da Gol GTi 2.0 8V, que saiu de linha.
Também tivemos o Gol 98 4 portas em algumas algumas versões, como Plus, CLi, GLi e GLS, por exemplo. A versão Star surgiu limitadamente com motor 1.6 litro.
Gol 98 – versões
- Volkswagen Gol 1.0 2 portas
- Volkswagen Gol Plus 1.0 2 portas
- Volkswagen Gol Plus 1.0 4 portas
- Volkswagen Gol CL 1.6 2 portas
- Volkswagen Gol CL 1.6 4 portas
- Volkswagen Gol CL 1.8 4 portas
- Volkswagen Gol GL 1.6 4 portas
- Volkswagen Gol GL 1.8 4 portas
- Volkswagen Gol GLS 2.0 4 portas
- Volkswagen Gol GTi 2.0 16V 2 portas
[embedded content]
Gol 98 – equipamentos
Volkswagen Gol 1.0 2 portas – Motor 1.0, mais câmbio manual, para-choques na cor preta, maçanetas e retrovisores na cor preta, rodas de aço aro 13 polegadas sem calotas, pneus 155/80 R13, bancos em tecido, ventilador, preparação de som e fonte 12V.
Volkswagen Gol Plus 1.0 16V 2 portas – Itens acima, mais motor 1.0 16V, vidros verdes, vidro térmico traseiro, para-brisa degradê, lavador e limpador do para-brisa, calotas e retrovisores externos com controle interno.
Volkswagen Gol Plus 1.0 16V 4 portas – Itens acima, mais 4 portas.
Volkswagen Gol CL 1.6 2 portas – Itens do Plus 2 portas, mais para-choques e retrovisores na cor do carro, ar quente, conta-giros, pneus 175/70 R13, acabamento diferenciado, entre outros.
Volkswagen Gol CL 1.6 4 portas – Itens acima, mais 4 portas.
Volkswagen Gol CL 1.8 4 portas – Itens acima, mais motor 1.8, rodas de 14 polegadas e pneus 185/60 R14.
Volkswagen Gol GL 1.6 4 portas – Itens do CL 1.6, mais rádio, alto-falantes, retrovisor dia e noite, antena no teto, rodas de liga leve aro 13 polegadas, ar condicionado, vidros elétricos dianteiros, travamento central e direção hidráulica.
Volkswagen Gol GL 1.8 4 portas – Itens acima, mais motor 1.8, rodas de 14 polegadas e pneus 185/60 R14.
Volkswagen Gol GLS 2.0 4 portas – Itens acima, mais motor 2.0, frisos laterais na cor do carro, banco traseiro com apoios de cabeça, porta-fitas, rádio toca-fitas, volante exclusivo, padronagem diferenciada, faróis de neblina e luz de neblina.
Volkswagen Gol GTi 2.0 16V 2 portas – Itens acima, mais motor 2.0 16V, rodas de aro 15 polegadas, pneus 195/50 R15, freio traseiro a disco, freios com ABS, defletor de ar no teto, bancos esportivos, volante esportivo e cluster de fundo branco, saias laterais e escape esportivo.
Gol 98 – preços
- Volkswagen Gol 1.0 2 portas – R$ 8.528
- Volkswagen Gol Plus 1.0 16V 2 portas – R$ 7.618
- Volkswagen Gol Plus 1.0 16V 4 portas – R$ 8.917
- Volkswagen Gol CL 1.6 2 portas – R$ 9.989
- Volkswagen Gol CL 1.6 4 portas – R$ 9.998
- Volkswagen Gol CL 1.8 4 portas – R$ 11.783
- Volkswagen Gol GL 1.6 4 portas – R$ 13.591
- Volkswagen Gol GL 1.8 4 portas – R$ 14.973
- Volkswagen Gol GLS 2.0 4 portas – R$ 17.594
- Volkswagen Gol GTi 2.0 16V 2 portas – R$ 26.965
Gol 98 – motor
O Gol 98 tinha motores EA111 e EA827, no caso o AP, tendo seis variantes, com o primeiro tendo 999 cm³ e versões com 8V ou 16V.
O 1.0 8V tinha 62,5 cavalos a 5.400 rpm, além de 9,1 kgfm a 3.800 rpm, enquanto o 1.0 16V com 70 cavalos a 5.750 rpm e 9,4 kgfm a 4.500 rpm.
Já o AP 1.6 entregava 88,5 cavalos a 5.500 rpm e 13,2 kgfm a 3.250 rpm, com o AP 1.8 de 98 cavalos a 5.500 rpm e 15 kgfm a 3.000 rpm.
O Gol GLS tinha o AP 2.0 8V com 111 cavalos a 5.200 rpm e 17 kgfm a 3.000 rpm, com o Gol GTi 2.0 16V com 141 cavalos a 6.250 rpm e 17,8 kgfm a 4.500 rpm.
O câmbio era manual de cinco marchas, sendo mais curto no Gol GTi.
Gol 98 – desempenho
- Volkswagen Gol 1.0 – 18 segundos e 147 km/h
- Volkswagen Gol 1.0 16V – 17,5 segundos e 157 km/h
- Volkswagen Gol 1.6 – 11,9 segundos e 175 km/h
- Volkswagen Gol 1.8 – 11,2 segundos e 183 km/h
- Volkswagen Gol 2.0 – 10,5 segundos e 185 km/h
- Volkswagen Gol 2.0 16V – 8,8 segundos e 206 km/h
Gol 98 – consumo
- Volkswagen Gol 1.0 – 11,6 km/l e 15,4 km/l
- Volkswagen Gol 1.0 16V – 10,8 km/l e 15,4 km/l
- Volkswagen Gol 1.6 – 11,0 km/l e 13,0 km/l
- Volkswagen Gol 1.8 – 10,5 km/l e 13,0 km/l
- Volkswagen Gol 2.0 – 9,2 km/l e 12,9 km/l
- Volkswagen Gol 2.0 16V – 8,3 km/l e 12,3 km/l
Gol 98 – ficha técnica
Motor | 1.0 8V | 1.0 16V | 1.6 Mi | 1.8 Mi | 2.0 8V | 2.0 16V |
Tipo | ||||||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 | 999 | 1596 | 1781 | 1984 | 1984 |
Válvulas | 2 | 4 | 2 | 2 | 2 | 4 |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 10,5:1 | 10,1:1 | 10,1:1 | 10,1:1 | 10,5:1 |
Injeção eletrônica | Indireta | Indireta | Indireta | Indireta | Indireta | Indireta |
Potência máxima | 62,5 cv a 5.400 rpm (gasolina) | 70 cv a 5.750 rpm (gasolina) | 88,5 cv a 5.500 rpm (gasolina) | 98 cv a 5.500 rpm (gasolina) | 109 cv a 5.250 rpm (gasolina) | 141 cv a 6.250 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 9,1 kgfm a 3.800 rpm (gasolina) | 9,4 kgfm a 4.500 rpm (gasolina) | 13,2 kgfm a 3.250 rpm (gasolina) | 15,0 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) | 17,0 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) | 17,8 kgfm a 4.500 rpm (gasolina) |
Transmissão | ||||||
Tipo | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas |
Tração | ||||||
Tipo | Dianteira | Dianteira | Dianteira | Dianteira | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||||||
Tipo | Mecânica | Mecânica | Hidráulica | Hidráulica | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | ||||||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e traseiros |
Suspensão | ||||||
Dianteira | McPherson | McPherson | McPherson | McPherson | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||||||
Rodas | Aço aro 13 polegadas | Aço e liga leve aro 14 polegadas | Aço aro 13 polegadas | Aço aro 13 ou 15 polegadas | Liga leve aro 14 polegadas | Liga leve aro 15 polegadas |
Pneus | 155/80 R13 | 185/60 R14 | 175/70 R13 | 175/70 R13 ou 195/50 R15 | 185/60 R14 | 195/50 R15 |
Dimensões | ||||||
Comprimento (mm) | 3.807 | 3.807 | 3.807 | 3.807 | 3.807 | 3.807 |
Largura (mm) | 1.647 | 1.647 | 1.647 | 1.647 | 1.647 | 1.647 |
Altura (mm) | 1.411 | 1.411 | 1.411 | 1.411 | 1.411 | 1.411 |
Entre eixos (mm) | 2.468 | 2.468 | 2.468 | 2.468 | 2.468 | 2.468 |
Capacidades | ||||||
Porta-malas (L) | 285 | 285 | 285 | 285 | 285 | 285 |
Tanque de combustível (L) | 51 | 51 | 51 | 51 | 51 | 51 |
Carga (Kg) | 400 | 400 | 400 | 400 | 400 | 400 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 932 | 932 | 945 | 945 | 1.010 | 1.119 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,34 | 0,34 | 0,34 | 0,34 | 0,34 | 0,34 |