Essa tecnologia elimina a conexão física através de cabeamento elétrico normalmente necessária em outras arquiteturas do Battery Management System (BMS), ou Sistema de Gerenciamento da Bateria, e permite maior flexibilidade, maior eficiência e maior confiabilidade, além da redução dos custos, aspectos cruciais em veículos elétricos. A Marelli está disponibilizando a solução a partir do segundo trimestre de 2022 com o objetivo de equipar lançamentos de clientes em 2024.
A solução elimina a necessidade de conexão “daisy-chain” – configuração tipo “margarida” – graças à tecnologia sem fio que permite a comunicação entre baterias e unidades de controle. Em comparação com as soluções anteriores, que utilizam cabos elétricos, o wBMS desenvolvido pela empresa reduz a necessidade de fiação em 90% e simplifica a construção e instalação da célula de bateria. Em particular, o wBMS reduz a complexidade na montagem e proporciona mais flexibilidade no posicionamento dos módulos de bateria.
A remoção dos conectores permite diminuição do peso e, consequentemente, maior eficiência energética, aumentando a autonomia do veículo com a mesma carga. Ao liberar espaço para o pack de baterias, a nova solução permite também a utilização de baterias maiores, garantindo maior versatilidade, escalabilidade e otimização: nas condições certas, baterias maiores traduzem-se em melhor desempenho em termos de potência, permitindo um aumento significativo da autonomia do veículo.
"O sistema sem fio BMS representa um ponto de inflexão para a indústria automotiva, pois elimina a necessidade de cabos, conectores e fiação típicos dos sistemas tradicionais de gerenciamento de bateria" - disse Razvan Panati, chefe da Power Electronics Technology da divisão de Eletrificação Automotiva da Marelli. “O sistema BMS sem fio e o sistema BMS com fio da Marelli foram desenvolvidos com arquiteturas básicas idênticas, porém suportadas por dois modos de comunicação e interfaces diferentes. Nossa tecnologia pode, assim, ser aplicada a várias plataformas de veículos com modificações mínimas; essa flexibilidade garante uma redução importante nos custos de engenharia e permite que a Marelli disponibilize essa tecnologia de ponta para o mercado de massa”.
O sistema wBMS da Marelli pode ser fornecido com um aplicativo de software altamente sofisticado que usa algoritmos avançados baseados na técnica patenteada "Sensor Fusion": esses algoritmos estimam diferentes parâmetros fundamentais de cada célula de bateria, incluindo o estado de carga, o estado de saúde e o status de energia, para garantir um cálculo mais preciso do estado geral da bateria e, consequentemente, informar adequadamente os demais componentes de propulsão.
O desenvolvimento de um sistema avançado de gerenciamento de bateria é fundamental no projeto de veículos elétricos por tratar-se de um componente vital na complexa arquitetura dos sistemas de gerenciamento de energia desse tipo de veículo. O BMS representa o "cérebro" da bateria: gerencia a energia armazenada e a capacidade da bateria para fornecer energia a outros sistemas do veículo, controla e fornece informações sobre as condições de funcionamento e o estado da bateria e monitora, otimiza e protege a própria bateria.
Essas soluções fazem parte do portfólio modular de gerenciamento de energia de veículos da Marelli, que inclui uma seleção de componentes e subsistemas individuais, bem como soluções para sistemas completos e integrados de gerenciamento de energia de veículos.