Com varejista no topo das empresas mais valiosas da América Latina, INVA supera o Ibovespa

Varejista especializada no e-commerce, Mercado Livre supera a Petrobrás e puxa alta do índice que mede desempenho das ações do varejo listadas na Bolsa

Depois de ter tido um mês de julho favorável, o Ibovespa – principal índice da Bolsa de Valores Brasileira, inicou os primeiros dias de agosto com uma variação negativa de 1,29%.

De acordo com analistas do mercado, o resultado da última semana se deu majoritariamente por movimentações do sistema financeiro internacional, notadamente a aversão global criada pela expectativa pe recessão nos Estados Unidos.

O clima negativo, porém, não foi acompanhado em sua íntegra pelas 26 empresas varejistas listadas na bolsa – já que 17 delas terminaram o período de análise com variação neutra ou positiva, resultando em uma valorização tímida de 0,68% do INVA.

inva-1-1024x479.png

Entre todas os tickers varejistas, o do Mercado Livre é, sem dúvida, aquele que merece mais destaque. Isso porque, na última sexta-feira, a empresa ultrapassou a Petrobrás no âmbito do valor de mercado e se tornou a companhia mais valiosa da América Latina.

Com base na cotação de suas ações, a empresa de e-commerce agora vale US$ 90 bilhões, cerca de R$ 515,1 bilhões, contra US$ 83,1 bilhões (R$ 475,6 bilhões) da Petrobrás.

A notícia, aliás, aumentou a percepção do mercado sobre a solidez do Mercado Livre. Afinal, do ‘anúncio’ para cá, a ação unitária da empresa se valorizou 10,52%.

inva-1-8-778x1024.png
inva-2-8-1-1024x970.png

Assim como no acumulado do mês de julho, o destaque semanal do último levantamento do after.lab destacou a nova onda de desvalorização da ação das Casas Bahia – movimento que demonstra uma volta ‘à estaca zero’ da percepção do mercado após um fôlego de esperança gerado pelo anúncio de acordo para recuperação extrajudicial há cerca de três meses.

inva-3-7-1024x970.png

O INVA

INVA é o índice criado pelo grupo Nhm para medir movimentações nas ações do segmento varejista listadas em Bolsa. Sua ideia é proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao varejo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.

A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o INVA – número médio medido entre a variação das 26 empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento do varejo em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.