Suzuki pode apostar em micro híbridos no Brasil

A Suzuki está mudará seu portfólio no Brasil em breve. No site da marca japonesa, não constam mais os modelos Vitara e S-Cross, o que chamou a atenção do leitor Fabrisio Campos, que nos questionou sobre a ausência.

Entramos então em contato com a assessoria de imprensa da Suzuki no Brasil e a resposta foi a seguinte:

“A Suzuki Veículos confirma a chegada, em breve, ao mercado brasileiro de novos modelos, com novas tecnologias. A marca está reposicionando seus veículos com a saída de alguns para a chegada de outros”.

A marca japonesa não deu mais detalhes sobre o que virá, mas com o recente movimento dos fabricantes em vender veículos eletrificados, a Suzuki não deve fazer diferente.

Vendendo aqui o Jimny, fabricado localmente, a Suzuki deverá trazer os modelos Vitara e S-Cross, este de terceira geração, com tecnologia MHEV de 48 volts, reduzindo assim consumo e emissão.

No mercado global, a Suzuki tem vários modelos – fora alguns específicos para o mercado indiano através da Maruti – porém, para a realidade do mercado nacional, apenas esses dois cabem no momento.

O Vitara é um SUV compacto interessante, no entanto, pouco visto nas ruas e praticamente até agora viveu à margem do mercado.

Talvez sua produção localizada na HPE tivesse mudado as coisas, mas sem uma rede ampla de concessionários e marketing, dificilmente iria longe.

O Suzuki Vitara no mercado exterior tem uma variante Hybrid com motor 1.5 Dualjet aspirado, sendo um HEV em realidade e não micro-híbrido.

Neste último, o que provavelmente virá ao Brasil, o Vitara é um Mild Hybrid ou MHEV com 48 volts e motor 1.4 Boosterjet (K14D), o mesmo usado anteriormente aqui (K14C).

Ele tem 129 cavalos a 5.500 rpm e 24 kgfm a 2.000 rpm, tendo transmissão automática de seis marchas e tração dianteira (4WD apenas no 1.5 HEV).

Já o S-Cross está em sua terceira geração e também tem versão 1.4 Boosterjet MHEV de 48V com a mesma configuração, que dispõe de 13,6 cavalos no modo Overboost.

Agradecimentos ao Fabrisio.