Pesquisa ‘Branding Brasil’ revela que rituais de compra, personalização e gamificação fortalecerem a conexão emocional e a lealdade entre consumidores e marcas
Grandes varejistas de e-commerce em atuação no Brasil como Amazon, Mercado Livre e Shopee, conseguem criar conexão emocional estão moldando uma nova jornada de compra, resultando em altos índices de satisfação e lealdade entre consumidores. Essa é uma das conclusões da pesquisa Branding Brasil, realizada pelo Valometry, ferramenta para gestão de valor da agência anacouto, que mede de forma integrada métricas de marca, negócio e comunicação. Em parceria com o Painel Tap, foram ouvidas 2.520 pessoas, entre julho e agosto de 2024.
Amazon e Mercado Livre alcançaram 91% de satisfação, seguidas pela Shopee, com 88%. Já no quesito lealdade, Shopee liderou com 73%, seguido por Amazon (71%) e Mercado (70%). “Estamos vendo uma verdadeira transformação no e-commerce brasileiro. O que antes era uma simples transação, agora se torna uma experiência emocional e interativa, onde os rituais de compra conectam profundamente marcas e consumidores”, avalia Ana Couto, CEO da agência anacouto e da plataforma de conteúdo e aprendizagem LAJE.
Em busca de conexão emocional, os brasileiros estão cada vez mais envolvidos em experiências de compras imersivas e interativas, como em aplicativos e redes sociais. “Estratégias como gamificação, personalização avançada e criação de comunidade têm sido fundamentais para o sucesso dos e-commerces, reforçando a importância dos rituais de compra que oferecem mais do que uma simples transação”, explica Ana Couto. Com esse ecossistema, as varejistas de comércio eletrônico garantem consistência e permitem que o cliente transite entre os mais diversos canais sem perder informações ou conveniência. “Essa abordagem melhora a experiência do cliente e aumenta o engajamento com a marca.”
Segundo a pesquisa, 87% dos entrevistados afirmaram que a Shopee desperta conexão emocional. Amazon aparece em segundo lugar, com 75%, e Mercado Livre em terceiro, com 72%. O estudo também avaliou o funil de conversão – que acompanha toda a jornada do cliente, desde a fase de atração até a conversão em venda – de cada uma das varejistas. Nesse quesito, a Shopee alcançou desempenho de 62%, enquanto Amazon e Mercado Livre, ficaram com 51% e 60%, respectivamente.