Baidu: minivan autônoma com volante retrátil para 2023

A gigante chinesa Baidu decidiu entrar no mercado automotivo com seu próprio carro, porém, não com mais um modelo elétrico comum.

A proposta é a da Apollo RT6, uma minivan elétrica com foco na mobilidade urbana com condução autônoma de Nível 4, quando o carro é totalmente independente do motorista, mas este ainda pode guiá-lo se desejar.

Este é o penúltimo nível de automação veicular, uma vez que o Nível 5 é integralmente autônomo, com o carro sendo basicamente um robô que transporta pessoas, sendo impossível guiá-lo fisicamente.

A Apollo RT6 chega bem perto disso, uma vez que o volante de estilo manche é retrátil, ocultando-se no painel.

Desenvolvida para ser um veículo de aplicativo, como o BYD D1 – que chegou ao Brasil por R$ 269.990 – a Baidu Apollo RT6 tem um posto do motorista, mas ele é provisório, já que a ênfase é a condução autônoma.

Assim, em seu lugar, pode-se acomodar malas, mochilas ou compras, com os demais três assentos sendo utilizáveis.

Os dois traseiros ainda podem ser um suporte para notebook ou mesmo converter o banco dianteiro direito em uma pequena galley.

Para os consumidores mais antenados com a tecnologia, a Baidu terá a Apollo RT6 por um app da Apollo Go, oferecendo espaço atrás para relaxamento, entretenimento ou trabalho.

Com 4,76 m de comprimento, a Apollo RT6 tem grande área envidraçada e design moderno, com portas traseiras corrediças e de abertura automática, bem como amplo bagageiro traseiro.

Para operar no Nível 4, a Baidu fundiu a tecnologia necessária com o design da RT6, que porta assim 8 radares laser LiDAR e 12 câmeras inteligentes, além de nada menos que 38 sensores de aproximação.

Usando uma plataforma com software avançado, IA e um processador hiper-rápido para fusionar os dados instantaneamente, a Apollo RT6 tem detecção de carros e do tráfego em longa distância, antecipando-se.

Se tudo isso parece custar o olho da cara, a Baidu diz o contrário com um preço unitário de 250.000 yuans ou R$ 203.540!

Sem dúvidas, um preço para tirar lágrimas de qualquer concorrente elétrico. A Apollo RT6 inicia o serviço pela Apollo Go em 10 cidades da China em 2023.