O Novo Civic Type R 2023 chegará ao mercado brasileiro, sendo assim o substituto do Civic Si, mas até agora, seu maior segredo está nos números que fornece.
Tendo sido mostrado por completo, inclusive foto e confirmação do motor K20C1, a Honda não divulgou potência e torque do novo esportivo nipônico.
Contudo, no Japão, os famosos folhetos descritivos dos concessionários são lendários e servem até de banco de dados para a polícia de Osaka, que identifica carros suspeitos por meio dos completíssimos catálogos.
Segundo o site Tire Meets Road, um catálogo japonês teria revelado os números do Novo Civic Type R para o mercado doméstico.
Azuso Ito, jornalista e designer, teria pedido dados do carro e recebeu um catálogo com as informações, que divulgou em uma live na internet.
Segundo Ito, o motor K20 terá 330 cavalos a 6.500 rpm e 42,6 kgfm entre 2.600 rpm e 4.000 rpm.
Na geração anterior, o Civic Type R tinha 320 cavalos e 40,6 kgfm na versão japonesa, também fornecida para o mercado europeu.
Já a versão americana tinha 310 cavalos, mas todos com transmissão manual de seis marchas e tração dianteira.
Ainda é cedo para afirmar que serão 330 cavalos e 42,6 kgfm, mas a Honda dá uma ideia de que pode até não ser, visto que se referiu ao novo carro como tendo carroceria mais leve e “altamente rígida”.
Isso pode significar que a Honda manteria os números anteriores, conseguindo assim um desempenho melhor com um peso menor.
Mesmo assim, a adição de 10 cavalos e 2 kgfm fariam pouca diferença, mas só o acréscimo já seria outro argumento de compra do hot hatch.
Fabricado em Greensville, Indiana, o Novo Honda Civic Type R será feito somente em carroceria hatchback.
Com rodas exclusivas, discos maiores e pinças de freio vermelho, o Novo Civic Type R tem suspensão recalibrada e ajuste de direção exclusiva, além de modos de condução.
[Fonte: Tire Meets Road via Carscoops]