Palio 2007: versões, motor, consumo e ficha técnica

O Palio 2007 foi o último ano/modelo do hatch compacto da Fiat antes da quarta atualização de estilo, mantendo assim um portfólio com quatro versões com carrocerias de duas ou quatro portas. Fabricado em Betim-MG, o Palio foi um produto importante para a Fiat se posicionar como líder entre as marcas no Brasil e também por cimentar as bases para manter a grande vantagem que tem agora.

Derivado do projeto 178, o modelo recebeu diversas atualizações e essa era a terceira, compreendendo as versões Fire Celebration, ELX, HLX e 1.8 R. Além disso, ostentava três motores no modelo 2007, que ainda não tinha câmbio automatizado Dualogic e nem estava perto da segunda geração, que só chegou em 2011.

Novidades

O Palio 2007 manteve as características da terceira atualização visual, com seu pacote de equipamentos contendo ar condicionado, direção hidráulica, vidros e retrovisores elétricos, travamento central elétrico, rodas de liga leve aro 14 polegadas e alarme.

Sistema de áudio com CD player, computador de bordo, banco do motorista de ajuste em altura, banco traseiro rebatido, airbag duplo, freios com ABS, padronagem diferenciada dos bancos a cada versão, entre outros.

O Palio 2007 tinha motores Fire 1.0 e 1.4, além de GM 1.8, sendo todos com cabeçote de 8 válvulas, além de transmissão manual de cinco marchas. O hatch era leve e pesava em torno de uma tonelada, tendo ainda carroceria com linhas arredondadas e faróis duplos, o Palio 2007 tinha ainda lanternas compactas e boa área envidraçada.

Irmão dos modelos Fiat Siena, Fiat Palio Weekend e Fiat Strada, o Fiat Palio era um compacto robusto e com boa relação custo-benefício, que ainda hoje atrai no mercado de carros usados.

A gama do Palio era composta das versões Celebration Fire 1.0, ELX 1.0, ELX 1.4, HLX 1.8 e 1.8 R, com a primeira sendo uma versão mais equipada da Fire, que no portfólio da Fiat era o modelo da atualização anterior. Acima dessa versão, a ELX era mais equipada e tinha duas opções de motor, com a HLX sendo a topo de linha das versões comuns, sendo equipada com motor 1.8 unicamente.

Já a esportiva 1.8 R era derivada do clássico Uno 1.5 R, que virou depois Uno 1.6 R e do Uno Turbo i.e., tendo migrado a proposta para o Palio, ainda que o mesmo fosse apenas uma opção esportivada. Isso significa que o Palio 1.8 R não tinha uma preparação para ter suspensão mais firme, direção com respostas mais rápidas e nem uma programação diferenciada para o motor.

O 1.8 R se baseava essencialmente na força do motor GM Família 1.8, que foi fornecido para a Fiat num acordo de troca de ações entre as duas montadoras. O Família I foi estocado pela Fiat durante muito tempo para forçar a GM a produzir o 1.8 no lugar do 1.0 em São José dos Campos, o que desprovia a montadora americana do propulsor de Celta e Corsa.

A GM resolveu isso com o desenvolvimento de um motor 1.0 com base no 1.8, garantindo assim o fornecimento aos compactos da Chevrolet e garantindo que a Fiat obtivesse os motores 1.8 acordados. Já os motores Fire 1.0 e 1.4 abasteciam a família Palio e outros modelos da Fiat, sendo um motor que chegaria ao Chevrolet Celta, porém, o projeto foi cancelado pela GM.

No Palio 2007, o Fire ainda não havia passado por sua segunda atualização, lembrando que ele chegou no fim de 1999 e teve versões a gasolina ou álcool. O Fire recebeu a primeira modificação com sistema flex, entregando assim no Palio após alguns anos, 65 cavalos na gasolina e 66 cavalos no etanol, calibração que foi para o Fiat Mille.

O propulsor de quatro cilindros tinha 9,1 kgfm na primeira e 9,2 kgfm na segunda, enquanto o 1.4 entregava 80 cavalos na gasolina e 81 cavalos no etanol, com 12,2 kgfm no derivado de petróleo e 12,4 kgfm no combustível vegetal. Já o 1.8 da GM tinha 112 cavalos na gasolina e 114 cavalos no etanol, tendo ainda 17,8 kgfm no primeiro e 18,5 kgfm no segundo. O câmbio era o C13 da Fiat com cinco marchas.

Detalhes

O Palio 2007 tinha frente com faróis grandes de dupla parábola com fundo prateado nas versões comuns e preta na 1.8 R, tendo ainda piscas integrados e lanternas, bem como grade retangular com elementos estéticos e logo azul da Fiat. O para-choque envolvente tinha três aberturas para refrigeração com uma superior, além de dois faróis de neblina.

Nas laterais, maçanetas na cor do carro, assim como os retrovisores e as colunas B, tendo ainda repetidores de direção com lentes brancas nos para-lamas. Já na traseira, as lanternas eram verticais com lentes multicoloridas, com a tampa portando placa e iluminação da mesma, além de fechadura externa.

O para-choque tinha molduras inferiores que fazem alusão ao conjunto frontal, tendo dois refletores. No Palio 1.8 R, existiam faixas laterais de cor predominantemente cinza, inclusive na traseira e no defletor de ar traseiro, integrado à tampa do bagageiro com luz auxiliar de freio.

O Palio 2007 tinha ainda antena no teto e pronunciada, bem como rodas de aço aro 13 polegadas com calotas ou aro 14 polegadas, igualmente em aço ou liga leve. Os pneus eram 165/70 R13 ou 175/65 R14, com o 1.8 R tendo 185/60 R14, garantindo assim conforto e estabilidade durante a condução.

Por dentro, o Palio 2007 tinha um painel inspirado nos modelos italianos da marca, como Fiat Stilo, Fiat Punto e Fiat Idea, por exemplo. O cluster era analógico e amplo, garantindo boa visibilidade das informações, com velocímetro, conta-giros, nível de combustível e temperatura da água, além de computador de bordo. Já o volante de três raios podia ter acabamento em couro, com coluna ajustável em altura e assistência hidráulica, enquanto a parte central tinha rádio com CD player.

Com difusores de ar abaixo e comandos simples do ar condicionado, o Palio 2007 tinha ainda espaços para os airbags do motorista e do passageiro, assim como porta-luvas amplo. A alavanca de câmbio podia ter o pomo cinza, dependendo da versão, enquanto os pedais permaneciam simples, com o acelerador ligeiramente inclinado.

Tendo freio de estacionamento manual, o Palio 2007 tinha ainda console com porta-copos e fonte 12V para recarga de celulares ou outros pequenos aparelhos. Havia ainda apoio de braço retrátil para o motorista e os bancos eram revestidos em tecido simples, na versão ELX, sendo ainda mais simplificado na Celebration. Já a HLX tinha temas mais elaborados em tecido cinza-claro, enquanto o Palio 1.8 R tinha tecido de cor cinza, mas com revestimento interno em antracite, sendo mais elaborado e com costuras duplas.

Com comandos dos vidros elétricos nas portas, o ajuste dos retrovisores elétricos ficava na coluna A do motorista, na própria porta. As portas tinham ainda bons porta-trecos, com espaço interno razoável, dado o porte do Palio 2007.

O banco traseiro era rebatível e bipartido com dois apoios de cabeça, enquanto o teto tinha alças, retrovisor interno dia e noite, para-sóis, luzes de leitura e iluminação. Havia também abertura interna do bocal do tanque e do porta-malas, onde este havia iluminação e revestimento de tecido no assoalho e sob ele, estepe de tamanho padrão.

No caso do Palio 1.8 R, além da padronagem dos bancos, a versão tinha ainda cintos de segurança em cor vermelha, bem como ajuste elétrico de altura do banco do motorista. No cofre do motor, a capa era em cor vermelha, contrastando com a tampa do óleo em amarelo. Havia ainda identificação visual “1.8 R” no painel.

Versões

  • Fiat Palio Fire Celebration 1.0 manual 2 portas
  • Fiat Palio Fire Celebration 1.0 manual 4 portas
  • Fiat Palio ELX 1.0 manual 4 portas
  • Fiat Palio ELX 1.4 manual 4 portas
  • Fiat Palio HLX 1.8 manual 4 portas
  • Fiat Palio 1.8 R manual 2 portas
  • Fiat Palio 1.8 R manual 4 portas

Equipamentos

Fiat Palio Fire Celebration 1.0 manual 2 portas
Motor 1.0, mais rodas de aço com calotas e aro 13 polegadas, pneus 165/70 R13, maçanetas e retrovisores pretos, frisos laterais pretos, lavador e limpador do vidro traseiro e para-brisa degradê.

Fiat Palio Fire Celebration 1.0 manual 4 portas
Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança para crianças.

Fiat Palio ELX 1.0 manual 4 portas
Itens acima, mais retrovisores e maçanetas na cor do carro, calotas diferenciadas, vidros dianteiros e travas elétricos, vidros verdes, ar condicionado, direção hidráulica, padronagem diferenciada e preparação para som.

Fiat Palio ELX 1.4 manual 4 portas
Itens acima, mais motor 1.4 litro.

Fiat Palio HLX 1.8 manual 4 portas
Itens acima, mais motor 1.8, rodas de liga leve aro 14 polegadas, pneus 175/65 R14, vidros traseiros e retrovisores elétricos, acabamento diferenciado, faróis de neblina, airbag duplo e freios ABS (opcional) e som com CD player, entre eles.

Fiat Palio 1.8 R manual 2 portas
Itens acima, mais pneus 185/60, duas portas, rodas esportivas aro 14, faixas laterais e traseira decorativas, cintos de segurança vermelhos, banco do motorista com ajuste de altura elétrico, acabamento exclusivo e aplique 1.8 R no painel.

Fiat Palio 1.8 R manual 4 portas
Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança para crianças.

Motor

O Palio 2007 tinha três motores, sendo eles das famílias I da GM e Fire da Fiat, com o primeiro tendo sido desenvolvido pela Opel na Alemanha, onde existia nas versões de 8V e 16V. As duas versões vieram para o Brasil e diferente do GM Família II, o I era menor, mesmo sendo 1.8 como o antigo II do Chevrolet Monza.

O propulsor com bloco de ferro e cabeçote de alumínio, com duas válvulas por cilindro e 1.796 cm³, tendo comando acionado por correia dentada e dotada de injeção eletrônica multiponto sequencial. Com 112 cavalos na gasolina e 114 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm, o GM 1.8 tinha ainda 17,8 kgfm no primeiro e 18,5 kgfm no segundo, ambos a 3.000 rpm. Já o Fire é um motor dos anos 80 como o GM Família I, tendo bloco de ferro fundido com cabeçote de alumínio, com duas válvulas por cilindro, acionados por correia dentada.

Tendo 999 cm³, o Fire 1.0 tinha injeção eletrônica multiponto e 65 cavalos na gasolina, além de 66 cavalos com etanol, tendo ambos a 6.000 rpm. O propulsor de quatro cilindros tinha 9,1 kgfm de torque no derivado de petróleo e 9,2 kgfm no combustível, ambos a apenas 2.500 rpm. No caso do Fire 1.4, seu volume era de 1.368 cm³ com 80 cavalos na gasolina e 81 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm.

O torque era surpreendentemente entregue a 2.250 rpm, com 12,2 kgfm no primeiro e 12,4 kgfm no segundo, mostrando-se bastante elástico nesse aspecto. A transmissão manual de cinco marchas C13 tinha embreagem monodisco a seco de acionamento mecânico.

Desempenho

  • Fiat Palio 1.0 manual
    15,7 segundos e 154 km/h
  • Fiat Palio 1.4 manual
    12,2 segundos e 166 km/h
  • Fiat Palio 1.8 manual
    9,2 segundos e 191 km/h

Consumo

  • Fiat Palio 1.0 manual
    7,1/9,0 km/l e 10,0/12,1 km/l
  • Fiat Palio 1.4 manual
    7,9/9,7 km/l e 10,2/12,6 km/l
  • Fiat Palio 1.8 manual
    6,3/8,8 km/l e 9,6/13,0 km/l

Manutenção e revisão

A rede Fiat tem plano de manutenção de 12 meses ou 10.000 km de intervalo no que vier primeiro, sendo o serviço orçado em todas as 600 concessionárias da marca pelo país.

Nas revisões são feitas inspeções de suspensão, direção, freios e parte elétrica, além de motor e câmbio, com a troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, fluido de freio, correia dentada, correia em V, velas e líquido de arrefecimento. Além disso, podem ser feitos serviços de troca de itens de desgaste natural, tais como pastilhas de freio, lonas de freio, molas, amortecedores, buchas de bandeja, coxins de motor e câmbio, pivôs de direção, buchas de barra estabilizadora, batentes das torres, entre outros.

Nas concessionárias, também existem serviços de alinhamento, balanceamento, cambagem, funilaria, pintura, recall, instalação de acessórios e opcionais, limpeza de ar condicionado, limpeza geral e lavagem.

Preços

  • Fiat Palio Celebration 1.0 manual 2 portas
    R$ 16.253
  • Fiat Palio Celebration 1.0 manual 4 portas
    R$ 19.514
  • Fiat Palio ELX 1.0 manual 4 portas
    R$ 19.294
  • Fiat Palio ELX 1.4 manual 4 portas
    R$ 22.754
  • Fiat Palio HLX 1.8 manual 4 portas
    R$ 23.271
  • Fiat Palio 1.8 R manual 2 portas
    R$ 23.450
  • Fiat Palio 1.8 R manual 4 portas
    R$ 26.591

Ficha técnica

Motor 1.0 8V 1.4 8V 1.8 8V
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm³ 999 1368 1796
Válvulas 2 2 2
Taxa de compressão 11,65:1 10,35:1 10,5:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta Indireta
Potência máxima 65/66 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) 80/81 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol) 114/112 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 9,1/9,2 kgfm a 2.500 rpm (gasolina/etanol) 12,2/12,4 kgfm a 2.250 rpm (gasolina/etanol) 17,8/18,0 kgfm a 3.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 13 polegadas Aço ou liga leve aro 14 polegadas Liga leve aro 14 polegadas
Pneus 165/70 R13 175/65 R14 185/60 R14
Dimensões
Comprimento (mm) 3.827 3.827 3.827
Largura (mm) 1.634 1.634 1.634
Altura (mm) 1.433 1.433 1.433
Entre eixos (mm) 2.373 2.373 2.373
Capacidades
Porta-malas (l) 290 290 290
Tanque de combustível (l) 48 48 48
Carga (kg) 400 400 400
Peso ordem de marcha (kg) 970 970 1.015
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND ND