A Audi RS6 Avant é uma perua esportiva de alta performance que é o sonho de muita gente, não importa a geração que ela seja.
Em seus 20 anos, o Audi RS6 mudou muito e eliminou a carroceria sedã, afinal, se um M5 para muitos é essencialmente um sedã, o RS6 em espírito é uma perua.
Mas, não uma perua qualquer, mas a mais poderosa que existe, capaz de alcançar 305 km/h na Autobahn e ir ao supermercado levar para casa a compra do mês.
Contudo, a RS6 Avant precisa mudar por conta da eletrificação, impiedosa com máquinas como essa.
Assim, em 2026, a próxima geração da Audi RS6 Avant será eletrificada para poluir menos e assim se enquadrar na nova realidade.
Stephan Reil, ex-chefe da Audi Sport e atual chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Audi, disse à revista Wheels: “É claro que isso [hibridização] é o caminho a seguir, na próxima geração, posso dizer que haverá mais hibridização. Este é o nosso caminho para carros totalmente eletrificados.”
Ele confirmou que a produção da atual geração C8 será encerrada ao final de 2025, chegando a C9 no ano seguinte e já hibridizada.
A RS6 Avant será híbrida plug-in e podemos imaginá-la com propulsor elétrico de 136 cavalos na caixa de transmissão automática ZF de oito marchas, transmitindo a força para as quatro rodas com todos os recursos possíveis.
O motor deverá ser uma versão atualizada do atual EA825, o V8 4.0 TFSI que hoje entrega 600 cavalos e que na próxima geração, pode ter até um pouco mais.
Ainda não se sabe a meta da Audi em termos de cavalos, mas pelo menos 736 cavalos estariam garantidos numa configuração padrão PHEV de alta performance.
No entanto, esse é apenas um primeiro passo rumo a eletrificação plena, que ocorrerá na geração C10, que será totalmente elétrica.
Nesse caso, provavelmente a RS6 poderá até mesmo passar de 800 cavalos ou quem sabe até superar os 1.000 cavalos, indo de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
[Fonte: Wheels]