A Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos (CBCPAVE) reuniu lideranças empresariais e sindicais em Brasília, no dia 22 de julho, para discutir iniciativas que impactam diretamente o setor automotivo. O encontro ocorreu na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com coordenação de Ranieri Palmeira Leitão e mediação de Andréa Marins, da Assessoria das Câmaras Brasileiras da CNC. Participaram representantes de federações estaduais, do Sincopeças Brasil, da General Motors (GM), técnicos da CNC e convidados. Luiz Carlos Bohn, coordenador-geral das Câmaras da CNC, também participou por videoconferência.
Entre os principais assuntos apresentados, a General Motors trouxe duas propostas de parceria com o setor. A primeira, denominada Parceiro Chevrolet, oferece condições especiais para empresas (CNPJ) na compra de veículos zero quilômetro da marca, com acesso via plataforma digital. Já o programa Amigos Chevrolet é direcionado aos colaboradores (CPF), garantindo benefícios exclusivos na aquisição de veículos. Ambas as iniciativas são atualizadas mensalmente, sem custos para as entidades participantes, com foco em ampliar o acesso à mobilidade para empresas e funcionários.
A reunião também abordou a regulamentação da Inspeção Técnica Veicular (ITV). A análise apresentada por Guilherme Cardoso, da Gerência Executiva de Análise e Desenvolvimento Econômico e Estatístico da CNC, apontou que falhas mecânicas estão relacionadas a cerca de 6% dos acidentes nas rodovias federais. Com potencial para reduzir sinistros entre 5% e 10%, a ITV se mostra uma medida eficaz para a segurança viária. Embora prevista no Código de Trânsito desde 1997, a regulamentação ainda está pendente.
No âmbito legislativo, Felipe Miranda, da Diretoria de Relações Institucionais da CNC, destacou projetos em tramitação no Congresso que impactam diretamente o setor de autopeças. Entre eles, o PL 5.301/2016, que trata da regulamentação da ITV; o PL 338/2015, que obriga a manutenção de peças por até 10 anos após o fim da produção; e o PL 4.821/2016, que exige o fornecimento digital das especificações técnicas das peças, fortalecendo o comércio independente.
Na área de inovação, Danilo Fraga, CEO da Fraga Inteligência Automotiva, apresentou soluções tecnológicas para aprimorar a gestão comercial, destacando a importância de plataformas integradas de dados diante da crescente complexidade da frota circulante. A empresa já reúne informações de mais de 2 mil fabricantes, 250 distribuidores e 18 mil usuários ativos.
Para encerrar, o período da tarde foi dedicado ao planejamento estratégico da CBCPAVE, com a proposta de mobilizar sindicatos estaduais para mapear parlamentares alinhados às pautas do setor, ampliando a atuação política da Câmara em favor do comércio de autopeças.