Certainly! Here’s a rewritten, clean version of the content in plain HTML with improved readability and structure:
Pesquisa E-commerce 2025 - Fecomércio MG
A Pesquisa E-commerce 2025, realizada entre 1º e 07 de julho pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, com 406 empresas mineiras, revela que os estabelecimentos do comércio vêm ampliando sua presença na internet a cada ano. Em 2023, 57,1% das empresas tinham presença online, em 2024 esse número subiu para 64,3% e, em julho de 2025, chegou a 76,6%.
Segundo a pesquisa, entre as empresas com presença online, 59,5% realizam vendas pela internet, enquanto 33,8% mantêm apenas a presença digital sem efetuar vendas. O comércio virtual é justificado principalmente por ser uma tendência (58,9%) ou por demanda do consumidor (48,1%). A maioria das empresas trabalha com vendas online há entre 3 e 5 anos (43,8%), enquanto 5,9% atuam há mais de 10 anos.
O uso do WhatsApp Business é predominante, com 75,1% das empresas utilizando o aplicativo tanto para marcar presença online quanto para vender. Apenas 2,2% usam o WhatsApp, mas não realizam vendas por meio dele.
Além disso, 61,5% das empresas fecham vendas pelo WhatsApp, mas recebem o pagamento por outros meios. Para 34,3%, o catálogo do WhatsApp é utilizado para inclusão de produtos e preços.
Com 99,3% das empresas cadastradas, o Instagram lidera entre as redes sociais utilizadas pelas empresas com presença online, sendo que 96,5% vendem por essa plataforma. O Facebook tem participação menor, com 23,0% vendendo por ele e 36,6% das empresas utilizando-o para marcar presença. No total, 61,1% comercializam seus produtos pelas redes sociais, e 72,8% permitem a retirada dos produtos na loja física.
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG:
Os dados revelam um cenário de crescente adesão às plataformas digitais pelos empresários do varejo, com 76,6% das empresas já presentes online e 59,5% realizando vendas pela internet. Essa tendência evidencia não apenas adaptações às novas demandas dos consumidores, mas também a busca por maior competitividade, adesão e fidelização no mercado. O e-commerce ganha cada vez mais relevância na dinâmica do varejo, impulsionado pelos avanços tecnológicos e modernização das estratégias, com consumidores cada vez mais exigentes e conectados, que utilizam a internet não só como canal de compra, mas também para pesquisas de preços, avaliações de qualidade e tendências de mercado. O universo digital se consolida não apenas como uma opção, mas como uma necessidade estratégica para a competitividade do setor varejista.
A venda em marketplaces é realidade para apenas 12,4% das empresas mineiras. Destas, 34,8% utilizam o iFood e outros 34,8% a Shopee para vender seus produtos. Empresas com site próprio somam 21,1%, e 74,4% dessas vendem por meio do site.
Considerando todas as plataformas de pagamento, 55,2% das empresas indicam que o volume de vendas online corresponde entre 10% e 20% do total de suas vendas. Entre os clientes, 37,3% retornam para comprar online semanalmente e 36,8%, mensalmente.
Os principais motivos para que alguns estabelecimentos ainda não tenham presença na internet são: falta de interesse, preferência pelo modelo presencial, porte da empresa e falta de tempo.
Para 85% das empresas que ainda estão fora da internet, continuar offline é a opção atual; 7,4% planejam iniciar vendas online dentro de um ano, e 3,2% pretendem fazê-lo após esse período. Um percentual de 4,2% não soube ou não quis avaliar. Entre as empresas que pretendem iniciar vendas online, 60% gostariam de receber ajuda, enquanto 40% não demonstraram interesse em apoio.
Empresários que desejam atuar no e-commerce, mas ainda não o fazem, apontam como principais obstáculos: falta de planejamento (62,5%), falta de tempo (43,8%) e porte da empresa (18,8%). Outros motivos incluem falta de mão de obra especializada (12,5%) e o fato de a empresa ser recente (6,3%).
Já para os estabelecimentos que descartam vender online, os motivos mais citados são: falta de interesse (51,8%) e preferência pelo modelo presencial (38,2%).
Let me know if you want it in another format or style!
















