A semana de 28 de julho a 1º de agosto chegou ao fim após muita turbulência no mercado de ações brasileiro. Quem temia uma nova queda brusca nos índices acionários pode respirar um pouco mais aliviado. O Ibovespa recuou 0,81%, influenciado pelos números fracos de emprego nos Estados Unidos e por um certo alívio nas tarifas sobre produtos brasileiros exportados para aquele país, já que 700 itens foram isentos das sobretaxas.
As ações do setor automotivo também reagiram positivamente ao anúncio de que peças automotivas estão fora da lista de produtos com tarifas de 50%. O IAA encerrou a semana com alta de 0,62%, com destaque para a Marcopolo (POMO4), que registrou valorização de 5,17%.
Outras ações que apresentaram resultados positivos foram: Frasle (FRAS3) +3,50%; Iochpe-Maxion (MYPK3) +1,27%; e Riosulense (RSUL4) +1,04%.
Por outro lado, as ações da Mahle Metal Leve (EVE3) tiveram leve queda de 0,04%; Randon (RAPT4) recuou 0,28%; Schulz (SHUL4) caiu 1,96%; e as da Tupy (TUPY4) sofreram a maior queda semanal, de 4,30%.


Índice das Ações Automotivas (IAA)
O IAA é um índice criado pelo After.Lab para medir as movimentações das ações das empresas do setor automotivo listadas na Bolsa. Embora ainda sejam poucas as empresas que operam nessa modalidade, já são suficientes para oferecer uma visão sobre o desempenho das operações relacionadas ao universo automotivo que abriram capital e utilizam o pregão do Ibovespa para atrair investidores e impulsionar seus negócios.
A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média: o IAA – Índice de Ações Automotivas. Esse indicador é calculado com base na variação das sete empresas selecionadas e comparado com o índice Ibovespa, gerando gráficos que permitem acompanhar o comportamento das ações automotivas em relação ao mercado em geral, ajustando os índices para identificar variações em tempo real.
Assim, o After.Lab – núcleo de pesquisa e inteligência de negócios focado no aftermarket automotivo – desenvolve mais um índice semanal para o mercado utilizar como benchmark na avaliação comparativa do desempenho do setor automotivo. O índice é balizado pelas operações de grandes empresas de diversos segmentos, oferecendo uma análise fundamentada nos índices sensíveis medidos diariamente nos pregões.
















