No encontro realizado no dia 31 de julho, os jornais Valor Econômico, O Globo e a Rádio CBN, com o apoio da CNC, receberam diversos convidados para mais uma edição do Caminhos do Brasil. O evento promove debates e discussões sobre temas relevantes para o desenvolvimento do país, reunindo especialistas e personalidades importantes.
Nesta edição, que teve como tema “Os rumos da mobilidade urbana”, estiveram presentes Jader Barbalho Filho, Ministro das Cidades; Felipe Borim, superintendente da Área de Infraestrutura do BNDES; e Clarisse Cunha Linke, diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil).
Durante o debate, o ministro das Cidades, Jader Barbalho, destacou que a falta de projetos é um dos principais obstáculos para a mobilidade urbana no país. “É necessário ter recursos, oferecer apoio técnico e ‘pegar na mão’ das prefeituras e governos estaduais para que os projetos se concretizem. Com bons projetos, teremos boas soluções”, afirmou.
O ministro também informou que o governo federal planeja investir cerca de R$ 42 bilhões em mobilidade, por meio de financiamento público e recursos do orçamento geral da União.
Felipe Borim, superintendente da área de infraestrutura do BNDES, concordou com a carência de projetos. “Busca-se onde alocar recursos, mas, de fato, não se encontram projetos. A mobilidade urbana é um setor que ficou para trás”, comentou. Borim ressaltou ainda o papel do BNDES como agente fundamental na criação de novos programas e recursos voltados para a área.
Abordando o tema sob a perspectiva ambiental, Clarisse Cunha Linke, diretora-executiva do ITDP Brasil, destacou a importância de considerar os impactos das mudanças climáticas na elaboração de novos projetos. “É inequívoco que todos queremos cidades sustentáveis. Pensar no desenho desses projetos é fundamental para reposicioná-los para financiamento”, declarou.