Novo Onix integra inteligência artificial para elevar design, conforto e dirigibilidade

Novo Onix incorpora inteligência artificial para revolucionar design, conforto e dirigibilidade.

Novo Onix 2026 – Inovação em Design, Conforto e Desempenho

Softwares de engenharia, física estrutural e química de materiais otimizam parâmetros para tornar o hatch e sedã da Chevrolet os mais avançados do segmento.

A General Motors foi pioneira na aplicação de inteligência artificial (IA) em seus processos de desenvolvimento automotivo. Com o avanço de tecnologias como machine learning, redes neurais e IA generativa, essas ferramentas atingem um novo nível de eficiência, desempenhando papel fundamental na evolução do Novo Onix.

O desenvolvimento da linha 2026, tanto do hatch quanto do sedã Chevrolet, contou com algoritmos inteligentes, simulações em supercomputadores e validação em campo, resultando em um produto ainda mais sofisticado. Na prática, isso significa um design aprimorado, cabine mais confortável e melhor dinâmica veicular, consolidando o Novo Onix como referência em seu segmento.

A aplicação da inteligência artificial foi decisiva em diversas áreas: desde o formato do novo para-choque até o ajuste do sistema de climatização e a calibração do motor. O resultado é um compacto que evolui em aspectos tangíveis, com melhorias perceptíveis em variadas condições de uso diário.

À primeira vista, o Novo Onix transmite modernidade e sofisticação. A dianteira redesenhada apresenta traços horizontais, destacando a nova grade e os faróis Full LED — disponíveis pela primeira vez na linha — que aumentam em 61% a eficiência luminosa em relação ao modelo anterior.

O para-choque frontal foi totalmente reformulado, elevando o ângulo de ataque para facilitar a passagem por obstáculos e aprimorando o fluxo de ar. Lateralmente, rodas inéditas ressaltam a identidade visual de cada versão. Na traseira, o sedã exibe lanternas translúcidas que valorizam o conjunto, enquanto o hatch ganha um aplique inferior que destaca sua ousadia.

Ao entrar na cabine, a sensação de renovação é evidente. O novo cockpit virtual é o destaque: o painel digital de 8 polegadas e a central multimídia com tela de 11 polegadas formam uma superfície integrada que eleva a conectividade. Os bancos dianteiros receberam espuma mais macia, revestimentos flexíveis e suporte lombar aprimorado, garantindo conforto mesmo em trajetos longos. Materiais e texturas foram atualizados com foco em ergonomia e qualidade, tornando o habitáculo mais acolhedor — digno de categorias superiores.

DNA Inovador

O Novo Onix também evolui em desempenho e eficiência graças à calibração refinada do software da central eletrônica. A versão 1.0 Turbo com câmbio manual e gasolina acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e alcança impressionantes 17,7 km/l na estrada — a melhor média entre os flex do país, segundo o Inmetro, superando o recorde do sedã. Esse desempenho faz do modelo o único da categoria com motor turbo classificado como Carro Sustentável, isento de IPI para veículos nacionais altamente eficientes.

Mesmo nas versões automáticas ou com motor aspirado, o Novo Onix mantém equilíbrio entre respostas rápidas e baixo consumo. A experiência ao volante está mais suave e progressiva, reflexo do ajuste fino nos amortecedores e dos novos pneus de baixa resistência à rolagem.

“O Novo Onix é resultado de uma leitura precisa das expectativas do consumidor, combinada com engenharia qualificada, ferramentas virtuais avançadas e testes rigorosos. Esse processo integrado traduziu demandas reais em soluções que garantem eficiência, conforto e segurança”, explica Fabio Morgan, engenheiro-chefe do produto.

Mais do que acompanhar o mercado, o Onix tem histórico de protagonismo ao democratizar tecnologias. Foi o primeiro da categoria a oferecer velocímetro digital, central multimídia touchscreen, projeção sem fio e seis airbags de série — recursos mantidos em todas as versões 2026.

Wi-Fi nativo, sistema telemático OnStar e chave presencial, antes exclusivos de modelos premium, agora estão presentes desde a versão de entrada, reforçando a democratização tecnológica do projeto. Também são oferecidos assistente remoto via aplicativo myChevrolet e atualizações via internet (OTA), consolidando o Onix como a família de compactos mais equipada do segmento.

Com propostas complementares, as versões hatch e sedã atendem perfis distintos. O hatch, com 303 litros de porta-malas e 2.551 mm de entre-eixos, prioriza condução ágil e dinâmica, com ajustes específicos de direção e suspensão. O sedã, com 2.600 mm entre-eixos e até 500 litros de carga, oferece mais espaço interno e conforto para passageiros traseiros, ideal para uso familiar.

O Novo Onix está disponível em sete versões — 1.0 MT, Turbo MT, Turbo AT, LT, LTZ, Premier e RS — e seis opções de cores. A versão RS, exclusiva do hatch, lidera a linha com visual esportivo e pacote de equipamentos ampliado. Outra novidade é a ampliação da garantia de fábrica para até 5 anos, demonstrando confiança na qualidade e compromisso com o consumidor.

O portfólio de acessórios é o maior do segmento, com 77 itens, incluindo 19 inéditos, como apliques decorativos externos e iluminação ambiente. Essa última adiciona sofisticação e conforto ao interior por meio de luzes indiretas de LED no painel e portas, configuráveis em intensidade e cor para personalização do ambiente.

IA na Prática: Aplicações e Resultados

A inteligência artificial foi integrada de forma prática e decisiva no desenvolvimento do Novo Onix, desde a fase virtual até testes em campo, trazendo ganhos reais em tempo, eficiência e qualidade. A seguir, alguns exemplos de sua contribuição:

  • Aerodinâmica inteligente: O redesenho do para-choque dianteiro usou simulações em supercomputadores e IA generativa para otimizar design, ângulo de ataque, arrefecimento e desempenho aerodinâmico. O novo formato elevou em cerca de 30% o ângulo de ataque, facilitando a passagem por rampas e valetas sem aumentar o arrasto.
  • Conforto térmico otimizado: O sistema de ar-condicionado foi reestruturado com suporte de IA, melhorando a geometria dos dutos de ar para reduzir perdas por turbulência. Isso resultou em até 30% mais rapidez no resfriamento da cabine e redução de até 5 °C na sensação térmica nos primeiros minutos, entregando mais conforto e eficiência energética com menor ruído.
  • Suspensão e estabilidade sob medida: A introdução de novo pneu de baixa resistência à rolagem levou a uma revisão completa dos parâmetros de dirigibilidade, recalibrando suspensão, direção e respostas dinâmicas via supercomputador. O ajuste fino considerou diversos cenários para equilibrar maciez e estabilidade.
  • Eficiência energética e motor refinado: A calibração do motor foi otimizada com IA, incluindo ajustes na grade frontal que impactam a admissão de ar e a equação tributária por faixa de potência. O processo envolveu milhares de simulações e testes virtuais, focando em eficiência e redução de emissões sem perder performance. O motor turbo agora entrega 115,5 cv, mantendo desempenho e torque elevados, acima dos padrões da categoria.

Nova Química

Além da IA e da física aplicada, a química tem papel estratégico na evolução da engenharia automotiva. A composição de materiais, ligas, fluidos e revestimentos influencia durabilidade, eficiência térmica e emissões.

No Novo Onix, destaca-se a correia banhada a óleo, que combina as vantagens da correia dentada a seco com a durabilidade das correntes de comando, proporcionando menor atrito, funcionamento silencioso e longa vida útil. Essa tecnologia contribui para eficiência energética, redução de emissões e menor custo de manutenção.

O cenário automotivo nacional apresenta desafios adicionais, como a presença crescente de lubrificantes fora das especificações — por adulteração, falsificação ou uso inadequado — que comprometem o desempenho e a durabilidade de componentes essenciais, incluindo a correia banhada a óleo.

Para isso, a engenharia da GM desenvolveu uma nova geração desse componente, com composição química mais resistente à acidez e à contaminação por agentes presentes em óleos vencidos ou inadequados. Mantém-se a recomendação do uso do lubrificante especificado no manual e a troca preventiva da correia a cada 240 mil km, igual à geração anterior, reforçando o compromisso com confiabilidade e longevidade.

Com mais de 3 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, Onix e Onix Plus formam a linha de maior sucesso da Chevrolet em seus 100 anos no Brasil. O modelo apresenta altos índices de satisfação e excelente valor de revenda, além de ser o veículo Chevrolet mais emplacado no país, reforçando sua liderança e conexão com o consumidor brasileiro. Esse legado se renova agora com um projeto ainda mais avançado.

Tabela de Preços Onix e Onix Plus 2026

Onix
1.0 MT – R$ 99.990
Turbo MT – R$ 107.290
Turbo AT – R$ 112.290
LT Turbo AT – R$ 118.290
LTZ Turbo AT – R$ 123.490
Premier Turbo AT – R$ 129.190
RS Turbo AT – R$ 130.190

Onix Plus
1.0 MT – R$ 106.790
Turbo MT – R$ 113.990
Turbo AT – R$ 118.990
LT Turbo AT – R$ 123.790
LTZ Turbo AT – R$ 129.990
Premier Turbo AT – R$ 136.490

Novo Onix integra inteligência artificial para elevar design, conforto e dirigibilidade