Inteligência Artificial na logística impulsiona produtividade e transforma o e-commerce

IA transforma vendas no varejo: palestra imperdível para empresários

Avanços da IA na Logística e E-commerce

O crescimento do e-commerce tem impulsionado a demanda por entregas mais rápidas, rastreáveis e seguras. Nesse cenário dinâmico, a aplicação de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) torna-se essencial para modernizar a logística e melhorar a experiência do consumidor. Esse avanço é especialmente importante para pequenas e médias empresas, que enfrentam maiores desafios para se manter competitivas em um mercado em constante transformação.

O “Mapa da Logística”, estudo realizado pela Loggi, revela que, no segundo trimestre deste ano, 47% das entregas foram feitas em até dois dias (média nacional) e 60% em até três dias. Esses números refletem a crescente expectativa dos consumidores por agilidade e eficiência, destacando a importância do investimento em soluções tecnológicas para otimizar toda a cadeia logística. Vale destacar que 40% da demanda vem das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), o que reforça a urgência da digitalização.

Com a IA, é possível aprimorar rotas, reduzindo distâncias, custos e impactos ambientais. A Loggi estima que a adoção dessa tecnologia na organização das entregas resultou na redução de 1,67 milhão de quilômetros rodados no Brasil nos últimos 12 meses. A empresa desenvolveu uma ferramenta que considera variáveis como trânsito, condições climáticas e volume de entregas para definir a quantidade de pacotes por veículo e a melhor forma de distribuição das cargas.

Também é possível analisar custos por envio, densidade das entregas e estrutura das agências, além de simular a melhor composição regional. Isso aumenta a concentração de agrupamentos ou regiões, aproximando os despachos e reduzindo em mais de 20% a distância média entre eles.

Diego Cançado, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Loggi, explica que o objetivo é minimizar a distância percorrida, bem como os tempos de trajeto e paradas em cada ponto. Segundo ele, quanto menor o percurso, mais entregas podem ser feitas com menos veículos, diminuindo o consumo de combustível e os custos operacionais. “Reduzimos quase 25% da quilometragem só com essa inteligência e organização”, afirmou durante reunião do Conselho de Economia Digital e Inovação da FecomercioSP, realizada na última sexta-feira (15), que abordou como automação, IA e roteirização inteligente estão otimizando a experiência do cliente e abrindo novas oportunidades para o varejo.

IA traz mais sustentabilidade, eficiência e segurança

Além da redução de custos, o impacto ambiental é um benefício relevante. Dados da Loggi indicam que o uso da IA para organização das entregas por proximidade e otimização de rotas contribuiu para a redução de 7 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) emitidas no último ano — um exemplo prático de como a tecnologia pode ser aliada da sustentabilidade e fortalecer as práticas ESG no varejo, especialmente em um contexto de aceleração das mudanças climáticas.

Além da aplicação na roteirização e zoneamento, Cançado destacou que a ferramenta tem sido amplamente utilizada para aprimorar o atendimento ao cliente e garantir a segurança logística. Com uma arquitetura baseada em múltiplos agentes de IA, atualmente 77% dos atendimentos da Loggi são realizados sem intervenção humana.

Ele explicou que o atendimento começa sempre pela IA, com possibilidade de encaminhamento para um atendente humano quando necessário. Ainda assim, a maior parte dos casos é resolvida diretamente pela tecnologia. O modelo alcançou 86% de satisfação dos usuários — índice superior ao do atendimento tradicional. “Como respondemos mais rápido e com menos etapas, a satisfação aumentou”, comentou.

A ferramenta também realiza verificações de segurança, geolocalização, monitoramento em tempo real de entregadores e caminhões, e emite alertas automáticos em caso de desvios de rota ou irregularidades. Os sistemas coletam evidências como coordenadas geográficas e fotos para validar as entregas, aumentando a confiabilidade. “Se pacotes são entregues muito rapidamente, se há desvio de rota ou se um pacote é baixado em local incompatível com o endereço, nossos sistemas emitem alertas automaticamente.”

Recentemente, a empresa lançou outras iniciativas baseadas em IA, como o projeto de Eficiência de Preço (Pricing Regions), que ajusta tarifas conforme a realidade regional. Entre as ações futuras estão a automação de processos de qualificação e vendas, expansão do uso da ferramenta para previsão de demandas (forecasting) e otimização da malha logística.

Além dessas soluções, a Loggi tem ampliado o acesso à logística inteligente. Disponível em São Paulo, o serviço Flash Nacional — desenvolvido em parceria com a Uber — agora permite agendar coletas com abrangência nacional diretamente pelo aplicativo. Para pequenos negócios e pessoas físicas, que muitas vezes não possuem infraestrutura própria, uma inovação é a possibilidade de enviar pacotes sem a necessidade de impressão de etiquetas. “Fizemos isso para facilitar a vida de pessoas físicas e pequenos negócios que não têm infraestrutura para operar em logística em larga escala”, explicou.

Agenda regulatória e desafios institucionais

Enquanto a inovação avança e amplia as possibilidades no setor logístico, a FecomercioSP acompanha as discussões regulatórias decorrentes da transformação digital. Durante a reunião do conselho, além dos avanços em IA e automação, foram debatidas atualizações sobre a regulamentação dos serviços de entrega, a agenda da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e temas importantes para o setor produtivo, com o objetivo de evitar excessos que possam prejudicar a inovação e o ambiente de negócios no país.