• A nova área do SENAI Volkswagen na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, está ainda mais moderna, tecnológica, conectada e acolhedora, oferecendo formação de excelência para as próximas gerações.
• Em 52 anos de parceria de sucesso, o SENAI Volkswagen já formou mais de 7.000 alunos na fábrica Anchieta, sendo referência em ensino de alta qualidade com aulas práticas e teóricas.
• O Novo SENAI Volkswagen contará também com uma nova formação de Técnico em Mecatrônica e Qualificação em Manufatura com ênfase em eletrificação, preparando os alunos para o futuro com foco em hibridização, eletrificação e novas tecnologias.
• A escola dispõe de laboratórios de Automação, Projetos Mecatrônicos e Tecnologia Automotiva, incluindo equipamentos avançados de IoT (Internet das Coisas aplicada à comunicação e troca de dados na manufatura), impressora 3D e simuladores de produção.
• A diversidade é outro diferencial do SENAI Volkswagen: atualmente, quase 50% dos alunos são mulheres.
A Volkswagen do Brasil inaugurou na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o Novo SENAI Volkswagen: uma estrutura mais moderna, tecnológica, conectada e acolhedora, destinada a oferecer formação de excelência às próximas gerações. Presente na fábrica há 52 anos, o SENAI Volkswagen já formou mais de 7.000 alunos e é referência em ensino de alta qualidade, alinhado às principais demandas do setor automotivo.
A escola reafirma o compromisso da Volkswagen em proporcionar aos jovens uma formação completa, com aulas práticas e teóricas que abordam os desafios da indústria, além de abrir portas para oportunidades profissionais na maior fabricante de automóveis do Brasil.
“O SENAI Volkswagen foi para mim a porta de entrada na empresa, um sonho realizado. Percebi como a educação transforma vidas, indo além da formação técnica, promovendo caráter, valores e disciplina. Esse é o diferencial do SENAI Volkswagen: preparar profissionais completos, que unem conhecimento, ética e atitude para transformar a indústria e a sociedade. Hoje, sinto orgulho em ver o sonho do Novo SENAI VW se concretizar, sabendo que muitos jovens terão aqui a chance de iniciar suas trajetórias. A Volkswagen sempre investiu no desenvolvimento das pessoas, pois acredita que elas são a chave para um futuro melhor.”
“A parceria entre Volkswagen, SENAI e sociedade é um exemplo de transformação. Em 52 anos, essa conexão formou mais de 7 mil profissionais e agora se renova com uma estrutura moderna, tecnológica e acolhedora, preparada para o futuro da indústria. O novo SENAI Volkswagen na fábrica Anchieta reúne laboratórios de ponta, formações em Mecatrônica e Manufatura com ênfase em eletrificação, além de recursos avançados como IoT, impressão 3D e simuladores. Assim, garantimos mão de obra qualificada e educação de excelência que transforma vidas.”
A parceria entre Volkswagen e SENAI identifica as necessidades reais do setor automotivo e as transforma em cursos inovadores. Atualmente, o SENAI Volkswagen oferece uma formação de dois anos, que inclui Aprendizagem Industrial (com diploma de Operador de Processos de Manufatura Automotiva no primeiro ano) e Técnico em Mecatrônica (no segundo ano). Além do foco em inovação e tecnologia, os alunos desenvolvem projetos para aprimorar processos industriais. Em breve, a escola também oferecerá uma nova formação de Técnico em Mecatrônica com especialização em Veículos Elétricos.
A estrutura é completa e segue padrão global. Além das instalações modernas, a escola conta com laboratórios de Automação, Projetos Mecatrônicos e Tecnologia Automotiva, equipados com IoT, impressora 3D e simuladores de produção. Também oferece oficinas de Aprendizagem Automotiva, Metal-mecânica e Eletroeletrônica & Automação.
A diversidade é destaque no SENAI Volkswagen, que começou a contratar aprendizes mulheres em 1992. Atualmente, quase 50% dos alunos são mulheres. A parceria oficial entre Volkswagen e SENAI, com a escola instalada na unidade Anchieta, iniciou-se em 1973, embora a empresa já promovesse programas de qualificação desde a inauguração da fábrica, em 1959.


















