Um dos compromissos inegociáveis do jornalismo da Nhm – Novomeio Hub de Mídia, que publica há 31 anos este Novo Varejo Automotivo, é antecipar tendências e acontecimentos, garantindo que nossos leitores se preparem para as transformações que ocorrem cada vez mais rápido no Aftermarket Automotivo. Se o mercado passou por uma revolução com a chegada da injeção eletrônica na última década do século XX, hoje vivemos um verdadeiro big bang que desafia empresários, gestores e profissionais a se adaptarem diariamente.
Estamos numa era de inovações disruptivas, marcada por avanços tecnológicos que ultrapassam a imaginação dos autores de ficção científica. É esse cenário que acompanhamos de perto para que você não seja surpreendido na gestão do seu negócio. Felizmente, em geral, temos alcançado nossos objetivos. No espaço dedicado ao resumo das últimas 100 edições, destacamos duas reportagens de outubro de 2022, que tratam do crescimento da concorrência entre marketplaces e montadoras no mercado de reposição. Quase três anos depois, revisitamos esses temas, não por acaso, mas porque continuam extremamente relevantes.
Como foi a jornada de outubro de 2022 a agosto de 2025? No segmento de marketplaces, o Mercado Livre ampliou sua atuação na venda de peças e acessórios, contando agora não apenas com anunciantes independentes – pessoas físicas e jurídicas – mas também com lojas oficiais de fabricantes de autopeças e montadoras. Porém, o cenário é ainda mais complexo: após abrir sua plataforma a vendedores brasileiros em 2020, a chinesa Shopee cresceu rapidamente, tornando-se uma concorrente forte no setor automotivo. Atualmente, também consolida lojas oficiais dos principais players do mercado, conforme nossa reportagem de capa revela.
Quanto às montadoras, com foco na Stellantis, destacamos a notícia exclusiva do final de 2023 sobre a aquisição de 70% do tradicional Grupo DPaschoal pela fabricante multimarcas. Este foi um passo fundamental para ampliar sua presença no mercado, acompanhado pela inauguração do primeiro centro de desmontagem de veículos de uma montadora na América do Sul. Com capacidade para reciclar 8 mil carros por ano, a operação ainda é modesta frente ao tamanho da frota brasileira, mas sua importância é inegável. A Stellantis assim abre uma nova frente no mercado de reposição, adquirindo expertise para atuar em diversos segmentos.
O que antes parecia futuro já faz parte dos desafios crescentes do Aftermarket Automotivo. Como mostra o relatório da frota publicado nesta edição, trata-se de um mercado que seguirá gigante e atrativo. No entanto, somente aqueles que compreenderem a configuração do novo trade, que está sendo construído agora diante dos nossos olhos, estarão convidados para essa festa. E você, vai participar?

















