Além da inspeção das condições das sapatas, é fundamental verificar também o tambor e o cilindro mestre.
As sapatas de freio são componentes essenciais nos veículos com sistema a tambor. Elas atuam quando o motorista pressiona o pedal, fazendo com que o cilindro de roda as pressione contra a lona e o tambor, gerando o atrito necessário para reduzir a velocidade do veículo. “Por fazerem parte do sistema de frenagem e estarem diretamente relacionadas à segurança dos ocupantes, as sapatas exigem atenção especial durante a manutenção. Além das sapatas e do tambor, outros componentes como cilindro de roda, cilindro mestre e alavanca devem ser avaliados para garantir o funcionamento adequado do sistema”, explica Ana Paola Sartori, gerente da Jurid, fabricante de componentes para freios.
Importância da revisão preventiva – Por se tratar de um sistema ligado à segurança do veículo, Ana Paola enfatiza que o ideal é realizar a manutenção preventiva para identificar desgastes ou problemas precocemente. Outra recomendação é verificar a espessura das sapatas durante a revisão para que a regulagem do freio possa ser realizada corretamente.
Além disso, Ana Paola destaca que, durante a manutenção do sistema de freio dianteiro — que é mais exigido e requer maior atenção, especialmente quanto ao desgaste das pastilhas — também deve ser feita a checagem do sistema de freio traseiro e a regulagem do freio de mão, caso necessário.
Sintomas de problemas nas sapatas de freio – Nos veículos mais modernos, as sapatas de freio estão localizadas nas rodas traseiras. Os principais sinais de desgaste incluem alterações no processo de frenagem, ruídos e vibrações ao frear.
A Jurid oferece um portfólio completo com linhas de pastilhas, sapatas de freio e lubrificantes, abrangendo uma diversidade de itens para atender à frota circulante.

			















