- O Horse C15 é uma unidade combinada de motor e gerador que transforma veículos 100% elétricos (BEVs – Battery Electric Vehicles) em modelos com extensor de autonomia (REEVs – Range-Extended Electric Vehicles) com modificações mínimas.
- Compacto, com formato semelhante a uma maleta, integra motor 1.5L de quatro cilindros, gerador, escapamento e sistema de arrefecimento.
- Com dimensões de apenas 500 x 550 x 275 mm, pode ser instalado tanto no compartimento dianteiro quanto traseiro de veículos elétricos a bateria.
- Facilmente integrável às unidades de acionamento elétrico (EDUs – Electric Drive Unit) já presentes nas plataformas atuais.
A Horse Powertrain, líder global em soluções de propulsão híbrida e de baixa emissão, apresenta na IAA Mobility, em Munique, Alemanha, a família Horse C15. Esta linha traz tecnologias ultracompactas de extensor de autonomia dentro da família X-Range, desenvolvida para enriquecer plataformas de veículos elétricos (EVs) com tecnologia híbrida e de combustão.
Com tamanho comparável a uma maleta, o Horse C15 reúne motor, gerador e inversor em uma unidade compacta, projetada para instalação em plataformas existentes de veículos elétricos a bateria (BEVs) com pouca ou nenhuma modificação. Isso facilita para os fabricantes a conversão eficiente de plataformas BEV em veículos elétricos com extensor de autonomia (REEV), ampliando suas linhas para atender às necessidades dos mercados locais.
Equipado com motor 1.5 litro de quatro cilindros, gerador, inversor e sistema de arrefecimento integrados, o Horse C15 mede apenas 500 x 550 x 275 mm em sua versão aspirada naturalmente. A unidade pode ser instalada na posição horizontal ou vertical, possibilitando sua colocação tanto no compartimento dianteiro quanto traseiro, garantindo flexibilidade no design do veículo.
Segundo Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain, veículos elétricos com extensor de autonomia são a categoria de powertrain que mais cresce globalmente. “O Horse C15 oferece às montadoras uma solução simples e econômica para aproveitar essa oportunidade, adaptando suas plataformas originais de veículos elétricos para modelos com extensor de autonomia. Acreditamos que a demanda continuará crescendo e o Horse C15 terá papel fundamental nessa transição, sendo uma das soluções REEV mais eficientes e flexíveis do mercado. Isso reforça nosso compromisso em apoiar as montadoras com uma gama completa de EVs, híbridos e plataformas a combustão”, afirma.
Projetado para atender às normas Euro 7 (incluindo China 7 e SULEV20), o Horse C15 estará disponível em versão aspirada para veículos dos segmentos B e C, com potência máxima de até 70 kW. Para veículos maiores do segmento D e comerciais leves, a versão turboalimentada eleva a potência máxima para até 120 kW. A unidade é compatível com gasolina, combustíveis flex (etanol e metanol) e combustíveis sintéticos.
Em todas as aplicações, o extensor de autonomia mantém a carga da bateria de alta voltagem, que alimenta o motor elétrico de tração do veículo. Com o Horse C15, as montadoras podem reduzir o tamanho da bateria, gerando economia de custo e peso, além de aliviar a pressão sobre a cadeia de suprimentos de minerais críticos, tudo isso sem comprometer a autonomia.
Diferente dos híbridos plug-in e convencionais, o motor a combustão em um veículo elétrico com extensor de autonomia nunca aciona diretamente as rodas. Ele opera sempre em sua faixa de rotação mais eficiente, minimizando consumo de combustível, emissões, ruído, vibração e aspereza.
Como o veículo utiliza um motor elétrico para tração, a condução é tão suave e responsiva quanto a de um elétrico puro. A bateria pode ser recarregada por fontes convencionais, como carregadores públicos ou domésticos. Quando usado com combustíveis de baixo carbono, a pegada de carbono do veículo desde a fabricação até o descarte (“do berço ao túmulo”) é comparável à de um veículo elétrico convencional.
A Horse Powertrain fará a estreia do extensor de autonomia Horse C15 na IAA Mobility 2025, em seu estande no Hall A2, B40.
1 A família X-Range permite que fabricantes utilizem plataformas BEVs como base para linhas híbridas com modificações mínimas, aproveitando a expertise da Horse Powertrain para criar sistemas altamente integrados e eficientes em termos térmicos, de massa e espaço.
2 Além da linha X-Range, a Horse Powertrain apresentará as famílias Fusion e One na IAA Mobility 2025, powertrains híbridos plug-and-play que combinam propulsão totalmente a combustão e elétrica.
















